Dificuldades de leitura de estudantes universitários com TDAH: um estudo da influência da memória de trabalho na compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.4779Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Compreensão leitora, Memória de trabalho, Atenção linguísticaResumo
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem como algumas de suas comorbidades os transtornos de linguagem. No âmbito acadêmico, a queixa mais comum é a dificuldade de compreensão leitora de adultos com este transtorno. Este artigo propõe analisar como se dá o processo de leitura em estudantes universitários com TDAH, conferir se os prejuízos na compreensão leitora são decorrentes do TDAH, investigar a influência da memória de trabalho na compreensão da leitura dos participantes com TDAH e comparar a velocidade do desempenho na tarefa de decisão lexical entre os participantes com TDAH e sem TDAH. Participaram nesse estudo 15 estudantes universitários com diagnóstico de TDAH e 15 estudantes universitários sem o referido transtorno. Os instrumentos utilizados foram: o Cloze, a Tarefa de Atenção Linguística (TAL) e a Versão Computadorizada do Reading Span Test para o Português Brasileiro (VCRST-PB). Os resultados apontaram que a capacidade de memória de trabalho dos participantes com TDAH medida no VCRST-PB foi reduzida e exerceu influência negativa na compreensão leitora, assim como a TAL mostrou uma influência maior do que a VCRST-PB na capacidade de leitura. Isso pode ser justificado devido ao processo de leitura requerer uma maior demanda de sustentação da atenção para a emergência da compreensão do conteúdo lido. Sendo assim, isso é mais custoso para os universitários com TDAH devido as dificuldades que os mesmos apresentam no controle executivo.
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