Efeitos da repetição procedimental e da complexidade cognitiva da tarefa no desempenho oral em português língua estrangeira: estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4800

Palavras-chave:

Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, Repetição da tarefa, Complexidade cognitiva, Produção oral, Português como língua estrangeira, Cognitive complexity

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise exploratória relativa aos efeitos da repetição procedimental imediata de tarefas na produção oral de aprendentes de português como língua estrangeira (PLE), quantificada nas dimensões da complexidade linguística, correção e fluência. Partindo dos resultados de um estudo-piloto, foram constituídas três tarefas com um nível de complexidade diferente (simples, complexa ou mais complexa). Cada tarefa foi desempenhada três vezes, sendo cada desempenho baseado numa de três histórias percecionadas com um nível de complexidade semelhante. Participaram neste estudo 21 aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Cada participante foi associado a um nível de complexidade e desempenhou três vezes (de cada vez com uma história diferente) a mesma tarefa. Os resultados demonstraram que a repetição da tarefa teve um efeito positivo em dois níveis de complexidade cognitiva:  na tarefa simples, ao nível da correção, e na tarefa mais complexa, no que respeita à complexidade sintática (subordinação) e à fluência (velocidade do discurso). O impacto da repetição da tarefa foi mais evidente no segundo desempenho. Considera-se que a repetição procedimental da tarefa poderá ser uma opção metodológica válida no Ensino de Línguas Baseado em Tarefas em PLE. Discutem-se as implicações pedagógicas desta investigação.

Referências

Ahmadian, M. & Tavakoli, M. (2010). The effects of simultaneous use of careful online planning and task repetition on accuracy, complexity, and fluency in EFL learners’ oral production. Language Teaching Research, 15(1), 35–59. https://doi.org/ 10.1177/1362168810383329 DOI: https://doi.org/10.1177/1362168810383329

Bei, G. X. (2013). Effects of immediate repetition in L2 speaking tasks: a focused study. English Language Teaching, 6(1), 11–19. https://doi.org/10.5539/elt.v6n1p11 DOI: https://doi.org/10.5539/elt.v6n1p11

Bygate, M. (2001). Effects of task repetition on the structure and control of oral language. In M. Bygate, P. Skehan & M. Swain (Eds.), Researching pedagogic tasks second language learning teaching and testing (pp. 23–48). Routledge.

Bygate, M., & Samuda, V. (2005). Integrative planning through the use of task-repetition. In R. Ellis (Ed.), Planning and task performance in a second language (pp. 37–74). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.11.05byg

Castro, A. C. L. M. C. (2015). Materiais para o ensino do português como língua estrangeira: uma proposta de aprendizagem baseada em tarefas [Dissertação de doutoramento, Universidade Nova de Lisboa]. Repositório da Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt/handle/10362/15315

Castro, C. (2017). Ensino de línguas baseado em tarefas: da teoria à prática. LIDEL.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Erlbaum.

Conselho da Europa. (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edições ASA.

Ellis, R. (2003). Task-based language teaching and learning. Oxford University Press.

Ellis, R. (2005). Planning and task performance in a second language. John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.11

Ellis, R., Skehan, P., Li, S., Shintani, N. & Lambert, C. (2020). Task-based language teaching: theory and practice. Cambridge Applied Linguistics. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108643689

Fukuta, J. (2016). Effects of task repetition on learners’ attention orientation in L2 oral production. Language Teaching Research, 20(3), 321–340. https://doi.org/10.1177/ 1362168815570142 DOI: https://doi.org/10.1177/1362168815570142

Gass, S., Mackey, A. & Fernández-Garcia, M. (1999). The effects of task repetition on linguistic output. Language Learning, 49(4), 549–581. https://doi.org/10.1111/0023-8333.00102 DOI: https://doi.org/10.1111/0023-8333.00102

Gilabert, R. (2005). Task complexity and L2 oral narrative production [Dissertação de doutoramento, Universidade de Barcelona]. Tesis Doctorals en Xarxa. https://www.tdx.cat/ bitstream/10803/1662/1/00.CHAPTER_0.pdf

Hawkes, M. L. (2012). Using task repetition to direct learner attention and focus on form. ETL Journal, 66(3), 35–59. https://doi.org/10.1093/elt/ccr059 DOI: https://doi.org/10.1093/elt/ccr059

Hu, X. (2018). Effects of task type, task-type repetition and performance criteria on L2 oral production. In M. Bygate (Ed.), Learning language through task repetition (pp. 143–169). John Benjamins. https://doi.org/ 10.1075/tblt.11.06hu DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.11.06hu

Hunt, K. (1970). Syntactic maturity in schoolchildren and adults. University of Chicago Press. DOI: https://doi.org/10.2307/1165818

Kim, Y., Crossley, S., Jung, Y., Kyle, K. & Kang, S. (2018). The effects of task repetition and task complexity on L2 lexicon use. In M. Bygate (Ed.), Learning language through task repetition (pp. 75–96). John Benjamins. https://doi.org/10.1075/tblt.11.03kim DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.11.03kim

Kim, Y. & Tracy-Ventura (2013). The role of task in L2 performance development: What needs to be repeated during task-based interaction?. System, 41(3), 829–840. https://doi.org/ 10.1016/j.system.2013.08.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.system.2013.08.005

Kormos, J. (2006). Speech production and second language acquisition. Routledge.

Kormos, J. (2011). Speech production and the cognition hypothesis. In P. Robinson (Eds.), Second language task complexity: researching the Cognition Hypothesis of language learning and performance (pp. 39–60). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.2.06ch2

Lambert, C., Kormos, J. & Minn, D. (2017). Task repetition and second language speech processing. Studies in Second Language Acquisition, 39(1), 167–196. https://doi.org/ 10.1017/S0272263116000085 DOI: https://doi.org/10.1017/S0272263116000085

Levelt, W. J. M. (1989). Speaking from intention to articulation. MIT Press.

Levelt, W. J. M. (1999). A blueprint of the speaker. In C. Brown & P. Hagoort (Eds.), The neurocognition of language (pp. 13–23). Oxford Press.

Levkina, M. (2013). The role of task sequencing in L2 development as mediated by working memory capacity [Dissertação de Doutoramento. Universidade de Barcelona]. Tesis Doctorals en Xarxa. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/135002/ LEVKINA_PhD_THESIS.pdf

Long, M. (2015). Second language acquisition and task-based language teaching. Willey Blackwell.

MacWhinney, B. (2000). The CHILDES project: tools for analyzing talk (3rd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.

Mayo, M. P. G., Agirre, A. & Azkarai, A. (2019). Task repetition effects on CAF in EFL child task-based oral interaction. In M. Ahamadian & M.P.G. Mayo (Eds.), Recent perspectives on task-based language learning and teaching (pp. 9–28). De Gruyter Mouton.

Pinto, J. A. L. (2010). Contributos para a formação contínua de professores de português L2 em Cabo Verde: dificuldades perante uma estratégia inovadora [Dissertação de doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela]. Portal da Investigación. http://hdl.handle.net/10347/2844

Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didática do PL2 em Cabo Verde. Linguarum Arena, 2, 27–31.

Robinson, P. (2001). Task complexity, task difficulty, and task production: exploring interactions in a componential framework. Applied Linguistics, 22(1), 27–57. https://doi.org/10.1093/ applin/22.1.27 DOI: https://doi.org/10.1093/applin/22.1.27

Robinson, P. (2015). The Cognition Hypothesis, second language task demands, and the SSARC model of pedagogic task sequencing. In M. Bygate (Ed.), Domains and directions in the development of TBLT (pp. 87–121). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.8.04rob

Sample, E. & Michel, M. (2014). An exploratory study into trade-off effects of complexity, accuracy, and fluency on young learners’ oral task repetition. TESL Canada Journal, 31(8), 23–46. https://doi.org/10.18806/tesl.v31i0.1185 DOI: https://doi.org/10.18806/tesl.v31i0.1185

Santos, S. (2018a). Effects of task complexity on the oral production of Chinese learners of Portuguese as a foreign language. Journal of the European Second Language Association, 2(1), 49–62. http://dx.doi.org/10.22599/jesla.40 DOI: https://doi.org/10.22599/jesla.40

Santos, S. (2018b). A competência oral: uma abordagem por tarefas. Domínios de Linguagem, 12(2), 1000–1020. https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-11 DOI: https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-11

Santos, S. (2020). Promover o multilinguismo: uma abordagem por tarefas – desempenho oral e o papel da proficiência. Diadorim, 22(1), 200–219. https://doi.org/10.35520/ diadorim.2020.v22n1a31982 DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31982

Santos, S. (2021a). Complexidade linguística e correção no desempenho oral de uma tarefa argumentativa. Moderna Sprak,115(1), 37–55. https://doi.org/10.58221/mosp.v115i1.6892 DOI: https://doi.org/10.58221/mosp.v115i1.6892

Santos, S. (2021b). Complexidade da tarefa: síntese de estudos na variável “± poucos elementos” da Hipótese da Cognição. Études Romanes de Brno, 42(2), 249–280. https://doi.org/ 10.5817/ERB2021-2-17 DOI: https://doi.org/10.5817/ERB2021-2-17

Skehan, P. (2009). Modelling second language performance: integrating complexity, accuracy, fluency and lexis. Applied Linguistics, 30(4), 510–532. https://doi.org/10.1093/applin/ amp047 DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amp047

Skehan, P. (2014). Processing perspectives on task performance. John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.5

Skehan, P. (2015). Limited attention capacity and cognition: two hypothesis regarding second language performance on tasks. In M. Bygate (Ed.), Domains and directions in the development of TBLT (pp. 123–155). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.8.05ske

Skehan, P. (2018). Second language task-based performance: theory, research, assessment. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315629766

Skehan, P., Xiaoyue, B., Qian, L. & Wang, Z. (2012). The task is not enough: processing approaches to task-based performance. Language Teaching Research, 16(2), 170–187. DOI: https://doi.org/10.1177/1362168811428414

https://doi.org/ 10.1177/1362168811428414

Wang, Z. & Chen, G. (2018). Discourse performance in L2 task repetition. In M. Bygate (Ed.), Learning language through task repetition (pp. 97–116). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.11.04wan

https://doi.org/ 10.1075/tblt.11.04wan

Zaccaron, R. (2018). Again and again: an immediate repetition oral task viewed in light of Swain’s output hypothesis. Domínios de Linguagem, 12(3), 1401–1427. https://doi.org/ 10.14393/DL35-v12n3a2018-2 DOI: https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-2

Zhao, R. (2022). O impacto da repetição da tarefa na produção oral de aprendentes chineses de português com língua estrangeira [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade de Macau.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Santos, S. (2022). Efeitos da repetição procedimental e da complexidade cognitiva da tarefa no desempenho oral em português língua estrangeira: estudo exploratório . Diacrítica, 36(2), 9–29. https://doi.org/10.21814/diacritica.4800