O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4819

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira, Texto literário, Autores lusógrafos, Didatização, Poesia, Fernando Sylvan

Resumo

O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Ramón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.4819