Leitura literária no ensino de língua espanhola: um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e da competência literária de alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4820

Palavras-chave:

Leitura Literária, Espanhol como língua estrangeira, Ensino médio

Resumo

Esse artigo provém de uma pesquisa experimental realizada com oitenta e quatro alunos de três turmas diferentes de 2.º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva professora de língua espanhola dessas turmas, cujo objetivo foi o de investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e em que medida a leitura dos gêneros literários, em comparação com os não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e a competência literária de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública. Comparamos três grupos de alunos do 2.° ano do ensino médio de uma só professora. Como base teórica, ressaltamos os estudos de Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Brait (2010), Silva (2011), dentre outros. Os dados analisados neste trabalho são do pré-teste/pós-teste 1, que foi aplicado aos três grupos. Os resultados nos mostraram que alunos submetidos às práticas de leitura literária apresentam melhoria superior no desempenho em compreensão leitora e em competência literária em língua espanhola que alunos submetidos à leitura de gêneros não-literários ou não submetidos à leitura.

Referências

Acquaroni, R. (2007). Las palabras que no se lleva el viento: literatura y enseñanza de español como LE/L2. Santillana Educación.

Albaladejo, M. D. G. (2007). Cómo llevar la literatura al aula de ELE: de la teoría a la práctica. marcoELE. Revista de didáctica ELE, 5.

Alderson, J.C. (2000). Assessing reading. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511732935

Almeida Filho, J.C.P. (2001). O ensino de línguas no Brasil de 1978. E agora? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 1(1), 15–29. https://doi.org/10.1590/S1984-63982001000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982001000100002

Aragão, C. O. (2006). Todos maestros y todos aprendices: La literatura en formación de los profesores de E/LE tratada como Objeto de estudio, Recurso para la enseñanza y Formadora de lectores [Tese de doutorado não publicada]. Universitat de Barcelona.

Bakhtin, M. (2010). Estética da criação verbal (5.ª ed). Editora WMF Martins Fontes.

Bento, I., & Balça, A. (2016). La promoción de una educación literaria – la familia y el maestro como mediadores de lectura. Tejuelo, 23, 63–84. http://mascvuex.unex.es/revistas/ index.php/tejuelo/article/view/1771/1518

Brait, B. (2010). Literatura e outras linguagens. Contexto.

Cosson, R. (2014). Círculos de leitura e letramento literário. Contexto.

Grabe, W. (1991). Current developments in second language reading research. TESOL Quarterly, 25(3), 375–406. https://doi.org/10.2307/3586977 DOI: https://doi.org/10.2307/3586977

Hulley, S.B., Cumming, S. R., Browner, W., Grady, D., Hearst, N., & Newman, T. (2003). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica (2.ª ed.). Artemed.

Jouve, V. (2002). A leitura (B. Hervor, Trad.). UNESP. (Obra original publicada em 1993)

Mendoza, A. F. (2002). El proceso lector: la interacción entre competencias y experiencias lectoras. In L. J. Tigero González (Coord.), La seducción de la lectura en edades tempranas (pp. 101–137). Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.

Mendoza, A. F. (2004). La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Aljibe.

Mendoza, A. F. (2007). Materiales literarios en el aprendizaje de lengua extranjera. Horsori Editorial.

Mendoza, J. (2014). Enseñanza del español y contexto social. La familia como recurso temático para la clase de conversación destinada a estudiantes surcoreanos. Tejuelo, 21, 85–100. http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/1635

Moita Lopes, L. P. (2001). Oficina da lingüística aplicada. A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas (3.ª ed.). Mercado de Letras.

Morena, P. J. (1996). La enseñanza de la literatura en los cursos de lengua y civilización para extranjeros. Actas del VII Congreso de ASELE. http://cvc.cervantes.es/ ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/07/07_0275.pdf

Pichel, S. F. (2006). Taller de cuentacuentos. Fantaseando sobre la realidad. Aproximación a los materiales literarios a través de la enseñanza por tareas. RedELE-Red Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera, 6. https://www.educacionyfp.gob.es/ mc/redele/biblioteca-virtual/numerosanteriores/2006/memoriamaster/2-semestre/fernandez-p.html

Pinto, A. da C. (1990). Metodologia da investigação psicológica. Edições Jornal de Psicologia.

Sanz, M. (2006). Didáctica de la literatura: el contexto en el texto y el texto en el contexto. Carabela, 59, 5–23.

Secretaria de Educação Básica do Brasil. (2006). Orientações curriculares para o ensino médio (OCNEM): Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Silva, G. M. da. (2011). O uso do texto literário nas aulas de espanhol no ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: relação entre as crenças e a prática docente de egressos da UECE [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Ceará]. Repositório Institucional – UECE. http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=68181

Solé, I. (1998). Estratégias de leitura. Artmed.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Moreira da Silva, G. (2022). Leitura literária no ensino de língua espanhola: um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e da competência literária de alunos do ensino médio. Diacrítica, 36(2), 277–299. https://doi.org/10.21814/diacritica.4820