Perfis e inteligências múltiplas ou a preocupação didática no ensino de uma língua estrangeira

Autores

  • João Domingues CLP – Faculdade de Letras, University of Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.36

Palavras-chave:

didática, inteligência(s), memória(s), perfis

Resumo

Partindo do diálogo entre as ciências cognitivas e a educação, a nossa reflexão não pretende propor perspetivas absolutamente inovadoras. Visa antes pensar a relação entre os métodos de ensino-aprendizagem e os saberes do domínio da psicologia cognitiva, nomeadamente sobre um bom modelo mental do estudante e sobre os princípios fundamentais da relação entre a ‘plasticidade cerebral’ e o processo de aprendizagem.

Referências

BADDELEY, A., Eysenck, M. W. & Anderson, M. C. (2009). Memory. New York: Psychology Press.

BAIN, K. (2004, 2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios (Spanish Edition). Valence - Espagne, Paperback. Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues (2001). Disponible à l’adresse : http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Framework_FR.pdf

GARCIA, C. & Veltcheff, C. (2016). Oser le bien-être au collège. Éditions Le Coudrier, sl.

GARDNER, H. (1993 – 2004 et 2008 pour la traduction française). Les intelligences multiples. Paris: Retz éditions.

GATE, J.-P. et alii (2009). Vocabulaire de la gestion mentale. Lyon: Edition Chronique Sociale.

GATE, J.-P. (2012). Pratiquer le dialogue pédagogique à l’université. Lyon: éd. Chronique sociale.

GATE, J.-P. (dir.), Avanzini, G., Le Bouëdec, G., La Garanderie, T. de & Lévesque, J.-Y. (2013). La pensée d’Antoine de La Garanderie. Lecture plurielle. Lyon: éditions Chronique sociale, collection Pédagogie formation.

GUTIÉRREZ PÉREZ, F. & Prieto Castilho, D. (2007). La mediación pedagógica. Apuntes para uma educación a distância alternativa. Buenos Aires: Editorial La Crujía Ediciones.

HUERTAS, J. A. (2006). Motivación: querer aprender. Buenos Aires: Editorial Aique.

IZQUIERDO, I. (20112). Memória. Porto Alegre, Brasil, aux Éditions Artmed.

LA GARANDERIE, A. de (1998). La critique de la raison pédagogique. Paris: Éditions Nathan.

LA GARANDERIE, A. de (1980). Les profils pédagogiques. Éditions Le Centurion.

LA GARANDERIE, A. de (1982). Pédagogie des moyens d’apprendre. Éditions Le Centurion.

LA GARANDERIE, A. de (1984). Le dialogue pédagogique avec l’élève. Éditions Le Centurion.

LA GARANDERIE, A. de (2002). Comprendre les chemins de la connaissance. Lyon: Chronique sociale.

LA GARANDERIE, A. de (2013). Réussir ça s’apprend. Paris: Bayard Édition (collection Compact).

LINDSAY, P. & Norman, D. A. (1977). Human Information Processing: Introduction to Psychology. New York: Academic Press. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-450960-3.50010-5

MICHEL, J.- F. (2005, 2013). Les 7 profils d'apprentissage. Paris: Éditions Eyrolles.

TULVING, E. & Schacter, D. L. (1994). Memory Systems. Cambridge, Mass: The MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/4545.001.0001

ULLMAN, M. T. (2005). ‘‘A cognitive Neuroscience Perspective on Second Language Acquisition : The Declarative/Procedural Model'', in C. SANZ (ed.), Mind and Context in Adult Second Language Acquisition: Methods, Theory, and Practice (pp. 14-178). Washington: Georgetown University Press.

Downloads

Publicado

11-05-2017

Como Citar

Domingues, J. (2017). Perfis e inteligências múltiplas ou a preocupação didática no ensino de uma língua estrangeira. Diacrítica, 31(1), 129–148. https://doi.org/10.21814/diacritica.36

Edição

Secção

Artigos Temáticos