Estudando textos em redes sociais: Do ensino de leitura à utilização de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.4957Palavras-chave:
Texto, Ensino de leitura, Redes sociaisResumo
A constatação de que os textos são materializados em gêneros promove uma perspectiva de estudo sobre a linguagem que não a dissocia desse objeto –seja para o estudo seja para o ensino em suas múltiplas particularidades. Para o presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre as práticas de leitura escolarizadas e não escolarizadas a partir da relação que se estabelece entre a fotografia (texto imagético) e os comentários decorrentes. A análise dos objetos em foco destaca que as estratégias de compreensão ativadas de forma mais recorrente pelos leitores se baseiam na superficialidade das evidências. Além disso, as escassas manifestações de estratégias que mobilizam outras evidências, nem sempre aparentes, apontam para a necessidade de um redimensionamento no tratamento dado aos textos e à leitura, em outros moldes, considerando-se, por exemplo, a multimodalidade.
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