O letramento e a multimodalidade no ensino de língua inglesa: Práticas didáticas nos cursos técnico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.4959Palavras-chave:
Letramento, Multimodalidade, Semiótica, Práticas de ensino, Língua InglesaResumo
O presente artigo visa relatar práticas no ensino de língua inglesa desenvolvidas nos cursos técnico e tecnológico e traz discussões acerca do conceito de letramento e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspetivas de Greimas e Courtés (2008), Dionísio (2006), Kern (2000), Kress (2010) e Kress e Leeuwen(1996). Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Inglês Técnico no Curso Superior de Sistemas para Internet, as quais contaram com estratégias de leitura em suportes e modos diferentes, bem como produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da Internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois além de os alunos apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, esses fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de receção envolvendo letramento, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.
Referências
Dionísio, A. (2006). Gêneros multimodais e multiletramento. In A.M. Karwoskiam, B. Gaydeczka & K. S. Brito (Eds.), Gêneros textuais, reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.
Greimas, A. & Courtés, J. (2008).
Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Contexto.
Kern, R. (2000). Literacy and Language teaching. Oxford: Oxford University Press.
Kress, G. (2010). Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge.
Kress, G. & Van Leeuwen, T. (1996). Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge.
Soares, M. (1999). Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica.
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