Jogos digitais como motivação para o desenvolvimento da leitura

Autores

  • Regina Cláudia Pinheiro
  • Francisco Alexandre Lima
  • Júlio Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4968

Palavras-chave:

Leitura, Motivação, Jogos digitais

Resumo

Neste artigo, objetivamos verificar se e como os jogos digitais motivam jovens que cursam o Ensino Médio em escola pública para a prática de leitura. A fundamentação teórica foi construída com base nos estudos de Bamberger (1991), Solé (1998), Kleiman (1989), Bazerman (2015), Antunes (2000), Prensky (2012) e Burke (2015). A metodologia consiste na aplicação de jogos digitais como auxílio de leitura a um pequeno grupo de alunos de primeiro ano de uma escola pública brasileira, no município de Solonópole, estado do Ceará, com a colaboração de uma professora de Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, observando as aulas através de jogos digitais e realizando entrevistas com os alunos. Os resultados demonstram que as aplicações dos jogos digitais, nas condições oferecidas, motivaram os participantes para a prática de leitura.

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Publicado

07-04-2020

Como Citar

Pinheiro, R. C., Lima, F. A., & Araújo, J. (2020). Jogos digitais como motivação para o desenvolvimento da leitura. Diacrítica, 34(1), 173–198. https://doi.org/10.21814/diacritica.4968