Um 'Cartapácio' na "Gazeta de Lisboa Occidental". A "Arte Explicada" (1729-1734) de João de Morais Madureira Feijó (1688-1741)

Autores

  • Rolf Kemmler Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Estudos em Letras (Portugal) https://orcid.org/0000-0002-4389-6551
  • Susana Fontes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Estudos em Letras (Portugal)
  • Sónia Coelho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Estudos em Letras (Portugal)
  • Teresa Moura Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Estudos em Letras (Portugal)
  • Carlos Assunção Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Estudos em Letras (Portugal) https://orcid.org/0000-0002-5739-0754

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.46

Palavras-chave:

Madureira Feijó, Arte Explicada, anúncios da Gazeta de Lisboa

Resumo

A Orthografia, ou Arte de Escrever, e Pronunciar com acerto a Lingua Portugueza (1734) do ortógrafo setecentista Madureira Feijó é, sem dúvida, uma das obras metaortográficas mais importantes do século XVIII. No entanto, não se pode considerar uma obra independente, visto que há indícios de que ela faz parte do conjunto da obra neoalvaresiana do mesmo autor que se tornou famosa sob o título Arte Explicada. No âmbito do presente artigo, pretendemos analisar os anúncios relevantes publicados na Gazeta de Lisboa Occidental, entre 1729 e 1734, visando provar que a Orthografia de Feijó constitui a quarta e última parte da primeira edição da Arte Explicada, publicada ao longo de seis tomos na tipografia lisboeta de Miguel Rodrigues.

Referências

Feijó, J. de M. M. (1729). Explicationes in omnes partes totius artis R. P. Emmanuelis Alvarez è Societate Jesu, ad usum excellentissimi Ducis Allafonensis, Expositæ à Magistro suo Joanne de Moraes Madureyra Feyjo’ Ex Ordine Divi Petri Sacerdote Philosopho, ac Theologo, Et olim in præclarissima Societate Jesu Rhetorices Præceptore. Ulyssipone Occidentali: Ex Prælo Michaelis Rodrigues, I/1.

Feijó, J. de M. M. (1730). Arte Explicada. Segunda parte. Syntaxe. Ad usum excellentissimi Ducis Allafonensis, A’ Magistro suo Joanne de Moraes Madureyra Feyjo’ Ex Ordine Divi Petri Sacerdote Philosopho, ac Theologo, & olim in præclarissimâ Societate Jesu Rhetorices Præceptore. Ulyssipone Occidentali: Ex Prælo Michaelis Rodrigues, II/1.

Feijó, J. de M. M. (1732a). Arte Explicada Appendiz da Syntaxe Perfeita, e segundo tomo da segunda parte Escholios de Nomes, e Verbos. Ad usum Excellentissimi Ducis Allafonensis A Magistro suo Joanne de Moraes Madureyra Feyjo, Ex Ordine Divi Petri Sacerdote Philosopho, ac Theologo. contem todos os escholios dos adjectivos, e verbos, que traz a Arte na Syntaxe, com as suas significaçoens, casos, e uso. A cada nome adjectivo se

ajunta o substantivo, o verbo, e adverbio de competente significaçaõ, para se variarem as oraçoens. Os verbos se dividem todos pelos cinco generos de Neutros, Activos, Passivos, Communs, e Depoentes, e no fim os Impessoaes. Em cada nome, e verbo se declaraõ as syllabas breves, e longas para a pronunciaçaõ; e muitos usos da latinidade. Lisboa Occidental: Na Offi

cina de Miguel Rodrigues, II/2.

Feijó, J. de M. M. (1732b). Arte Explicada. terceira parte, e quarto tomo Syntaxe Figurada, Syllaba, e Versos Com a sua mediçaõ. Ad usum Excellentissimi Ducis Allafonensis A Magistro suo Joanne De Moraes Madureyra Feyjo’, Ex Ordine Divi Petri Sacerdote, Philosopho, ac Theologo. Lisboa Occidental: Na Offi

cina de Miguel Rodrigues, III.

Feijó, J. de M. M. (1732c). Additamento A’ primeira parte da Arte Explicada. Nominativos, e Linguagens. Contem todos os nomes declinados por todos os seus casos: e todos os Verbos conjugados em todos os Tempos de cada Modo, com as Linguagens Latinas, e Portuguezas. Em cada hum se ajunta a explicaçaõ de tudo, o que he necessario para a sua intelligencia. O mesmo se faz em cada Modo, e em cada Tempo dos Verbos com as suas formaçoens. Em hum, e outro Principio se ensinaõ os methodos de se perguntarem com mais utilidade. Pelo seu Autor Joam de Moraes Madureyra Feijo, Mestre

do Excellentissimo Duque de Lafoens. Lisboa Occidental: Na Officina de Miguel Rodrigues, I/2.

Feijó, J. de M. M. (1734). Orthographia, ou Arte de Escrever, E Pronunciar com acerto a lingua portugueza. para uso do Excellentissimo Duque de Lafoens. pelo seu mestre Joaõ de Moraes Madureyra Feyjo‘ Presbytero do habito de S. Pedro, Bacharel em Theologia, e Prégador. Divide-se em tres Partes, a primeira de cada hũa das letras, e da sua pronunciaçaõ. Das vogaes, e Dithongos. Dos accentos, ou tons da pronunciaçaõ. A segunda de como se dividem as palavras. Da pontuaçaõ, algũas abbreviaturas, conta dos Romanos, e Latinos, Calendas, Nonas, e Idos. A terceira dos erros do vulgo,

e emendas da Orthografia, no escrever, e pronunciar toda a lingua Portugueza, verbos irregulares, palavras dubias, e as suas significaçoens. Hũa breve instrucçaõ para os Mestres das Eschólas. Lisboa Occidental: Na Offi

cina de Miguel Rodrigues Impressor do Senhor Patriarca, IV.

Feijó, J. de M. M. (1739a). Arte Explicada. Primeira parte. Principios. Terceira impressaõ accrescentada, e emendada pelo seu Auctor Joaõ de Moraes Madureira Feyjo, Da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureyras Feyjós deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ançam. Mestre Excellentissimo Duque de Lafoens. Contém todos os Nominativos, Linguagens, Rudimentos, Generos, Preteritos, e Declinaçoens dos Latinos, e Gregos, com toda a explicaçaõ necessaria para a perfeita intelligencia dos principiantes; os methodos de perguntar em cada principio, para se saberem em breve tempo, e com facilidade. Coimbra: Na Officina de Luis Seco Ferreyra.

Feijó, J. de M. M. (1739b). Arte Explicada, Primeira parte. Principios. Terceira impressaõ accrescentada, e emendada pelo seu Autor Joaõ de Moraes Madureira Feyjo’ da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureiras Feyjó deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ançã. Mestre do Excellentissimo Duque de Lafoens. Contém todos os Nominativos, Linguagens, Rudimentos, Generos, Preteritos, e Declinaçoens dos Latinos, e Gregos, com toda a explicaçaõ necessaria para a perfeita intelligencia dos principiantes; os methodos de perguntar em cada principio, para se saberem em breve tempo, e com facilidade. Coimbra: Na Officina de Luis Secco Ferreira.

Feijó, J. de M. M. (1739c). Arte Explicada, primeira parte. Principios. Terceira impressaõ accrescentada, e emendada pelo seu Autor Joaõ de Moraes Madureira Feyjo’ da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureiras Feyjó deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ançã. Mestre do Excellentissimo Duque de Lafoens. Contém todos os Nominativos, Linguagens, Rudimentos, Generos, Preteritos, e Declinaçoens dos Latinos, e Gregos, com toda a explicaçaõ necessaria para a perfeita intelligencia dos principiantes: os methodos de perguntar em cada principio, para se saberem em breve tempo, e com facilidade. Coimbra: Na Officina de Luis Secco Ferreira.

Feijó, J. de M. M. (1739d). Arte Explicada. Segunda parte. Syntaxe. Para uso do

Excellentissimo Duque de Lafoens. Pelo seu Mestre Joaõ de Moraes Madureyra Feyjo’Da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureyras Feyjós deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ansaã. Segunda Impressaõ. Coimbra: Na Officina de Luis Seco Ferreyra.

Feijó, J. de M. M. (1739e). Arte Explicada. Segunda parte. Syntaxe. Para uso do Excellentissimo Duque de Lafoens. Pelo seu Mestre Joaõ de Moraes Madureyra Feyjo’ Da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureyras Feyjós deste Reyno, Bacharel em Th eologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ansãa. Segunda Impressaõ. Coimbra: Na Officina de Luis Seco Ferreyra.

Feijó, J. de M. M. (1739f). Arte Explicada. Segunda parte. Syntaxe. Para uso do Excellentissimo Duque de Lafoens. Pelo seu Mestre Joaõ de Moraes Madureyra Feyjo’ Da Nobilissima Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureyras Feyjós deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial de da Villa de Ansaã. Segunda Impressaõ. Coimbra: Na Officina de Luis Secco Ferreyra.

Feijó, J. de M. M. (1739g). Arte Explicada. Segunda parte. Syntaxe. Para uso do

Excellentissimo Duque de Lafoens. Pelo seu Mestre Joaõ de Moraes Madureyra Feyjo’Da nobilissima [sic!] Casa dos Morgados de Parada, Solar dos Madureyras Feyjós deste Reyno, Bacharel em Theologia, e Prior da Igreja Parochial da Villa de Ansaã. Segunda Impressaõ. Coimbra: Na Officina de Luis Secco Ferreyra.

Feijó, J. de M. M. (1753a). Arte Explicada. Terceira parte. Scholios, Syntaxe Figurada, e Syllaba. Segunda Impressaõ pelo seu Auctor Joaõ de Moraes Madureira Feyjo’ Bacharel em Theologia, Mestre do Excellentissimo Duque de Lafoens, e Prior na Villa de Ançam. Coimbra: Na Officina de Luis Seco Ferreira.

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Publicado

28-11-2018

Como Citar

Kemmler, R., Fontes, S., Coelho, S., Moura, T., & Assunção, C. (2018). Um ’Cartapácio’ na "Gazeta de Lisboa Occidental". A "Arte Explicada" (1729-1734) de João de Morais Madureira Feijó (1688-1741). Diacrítica, 32(1), 209–224. https://doi.org/10.21814/diacritica.46