Experimentar Artaud: sobre a cartografia como metodologia de pesquisa e investigação artística em artes cênicas

Autores

  • Luciana da Costa Dias
  • Tamira Mantovani Gomes Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.311

Palavras-chave:

Cartografia, Antonin Artaud, Artes cênicas, Metodologia de pesquisa-baseada-em-Artes

Resumo

Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente na segunda metade do século XX ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente –e metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia possível para a pesquisa baseada em artes na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). O referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze Jacques Derridae Sueli Rolnik. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento artaudiano para criação de um ‘novo teatro’ no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Dias, L. da C. ., & Barbosa, T. M. G. (2019). Experimentar Artaud: sobre a cartografia como metodologia de pesquisa e investigação artística em artes cênicas. Diacrítica, 33(1), 42–63. https://doi.org/10.21814/diacritica.311