Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.457Palavras-chave:
Literatura, Leitura, Português como Língua EstrangeiraResumo
Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.
Referências
Bernhardt, E. (2001). Research into the teaching of literature in a second language: what it says and how to communicate it to graduate students. SLA and the literature classroom: fosteringdialogues, 195–210. Consultado em maio 2, 2018, em https://eric.ed.gov/?id=ED481420
Bizarro, R. (2006). Autonomia de aprendizagem em Francês língua estrangeira –contributos para a educação no século XXI. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Bizarro, R. & Xavier, L. (2017).Contos em Português: ler para aprender em PLE. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Bobkina, J.,& Stefanova, S. (2016). Literature and critical literacy pedagogy in EFL classroom: towards a model of teaching critical thinking skills. Studies in second language learning and teaching, 6(4), 677–696. DOI: https://doi.org/10.14746/ssllt.2016.6.4.6
Council of Europe (2018). Common European framework of reference for languages: learning, teaching, assessment –Companion volume with new descriptors. Disponível em: https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989
Facione, P. A. (2007). Critical thinking: what it is and why it counts. Milbrae, CA: The California Academic Press.
Henning, S. D. (1993). Integration in language, literature and culture: goals and curriculum design. ADFL Bulletin, 24, 22–29. DOI: https://doi.org/10.1632/adfl.24.2.51
Kramsch, C. & Kramsch, O. (2000). The avatars of literature in language study. The modern languagejournal, 84(4), 553–573. DOI: https://doi.org/10.1111/0026-7902.00087
Kramsch, Claire (1993). Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press.
Léon, Renée (2010). Activités de lecture littéraire –Au jour le jour. Paris: Hachette.
Van, T. T. M. (2009). The relevance of literary analysis to teaching literature in the EFL classroom. English teaching forum, 3, 2–17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavier
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.