Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações

Autores

  • Lola Geraldes Xavier

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.457

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, Português como Língua Estrangeira

Resumo

Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.

Referências

Bernhardt, E. (2001). Research into the teaching of literature in a second language: what it says and how to communicate it to graduate students. SLA and the literature classroom: fosteringdialogues, 195–210. Consultado em maio 2, 2018, em https://eric.ed.gov/?id=ED481420

Bizarro, R. (2006). Autonomia de aprendizagem em Francês língua estrangeira –contributos para a educação no século XXI. Porto: Universidade Fernando Pessoa.

Bizarro, R. & Xavier, L. (2017).Contos em Português: ler para aprender em PLE. Macau: Instituto Politécnico de Macau.

Bobkina, J.,& Stefanova, S. (2016). Literature and critical literacy pedagogy in EFL classroom: towards a model of teaching critical thinking skills. Studies in second language learning and teaching, 6(4), 677–696. DOI: https://doi.org/10.14746/ssllt.2016.6.4.6

Council of Europe (2018). Common European framework of reference for languages: learning, teaching, assessment –Companion volume with new descriptors. Disponível em: https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989

Facione, P. A. (2007). Critical thinking: what it is and why it counts. Milbrae, CA: The California Academic Press.

Henning, S. D. (1993). Integration in language, literature and culture: goals and curriculum design. ADFL Bulletin, 24, 22–29. DOI: https://doi.org/10.1632/adfl.24.2.51

Kramsch, C. & Kramsch, O. (2000). The avatars of literature in language study. The modern languagejournal, 84(4), 553–573. DOI: https://doi.org/10.1111/0026-7902.00087

Kramsch, Claire (1993). Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press.

Léon, Renée (2010). Activités de lecture littéraire –Au jour le jour. Paris: Hachette.

Van, T. T. M. (2009). The relevance of literary analysis to teaching literature in the EFL classroom. English teaching forum, 3, 2–17.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Xavier, L. G. (2020). Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações. Diacrítica, 33(3), 113–121. https://doi.org/10.21814/diacritica.457