Tango-Études, de Astor Piazzolla (1921 – 1992): Elementos para uma abordagem analítica e interpretativa

Autores

  • Vítor Hugo Ferreira de Matos
  • Domingos Francisco Castro

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5131

Palavras-chave:

Piazzolla, Tango, Análise musical

Resumo

Astor Piazzolla deixou-nos uma obra peculiar com um estilo musical que combina os elementos do tango argentino com os da música clássica e do jazz americano que viria a marcar as décadas de 50 a 70 do século XX. Este estudo debruça-se sobre uma coleção de seis estudos escritos originalmente para flauta solo em 1987, designados por Astor Piazzolla Tango-Études. Na passagem do centenário do seu nascimento, assinalam-se os dois concertos que realizou em Portugal, o contexto e o impacto que tiveram na época nas cidades de Lisboa e Porto, onde atuou.

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

de Matos, V. H. F., & Castro, D. F. (2021). Tango-Études, de Astor Piazzolla (1921 – 1992): Elementos para uma abordagem analítica e interpretativa. Diacrítica, 35(2), 29–42. https://doi.org/10.21814/diacritica.5131