O papel dos marcadores pragmáticos na interlíngua falada acadêmica. Um estudo baseado em corpus de um grupo de estudantes universitários brasileiros de ILE

Autores

  • Bárbara Malveir Orfanò Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
  • Spencer Barbosa da Silva Departamento de Estatística - Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil))

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5162

Palavras-chave:

Corpus de aprendiz, Discurso acadêmico, Polidez

Resumo

O presente trabalho aborda como um grupo de estudantes universitários de ILE (Inglês Língua Estrangeira) usam marcadores pragmáticos em suas produções orais. O estudo consiste de dois corpora: um corpus de aprendiz sendo compilado na Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil e um subcorpus do British Academic Spoken English (BASE). Enquanto aprendizes brasileiros sobreusam itens específicos como just e maybe, falantes nativos ou fluentes utilizam uma variedade maior de unidades multipalavra. Os resultados reforçam a importância da análise de dados empíricos no estudo da produção oral de aprendizes. Eles também lançam luz para o ensino e para a aprendizagem de inglês em contexto acadêmico de um ponto de vista pragmático.

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Publicado

24-03-2020

Como Citar

Orfanò, B. M., Oliveira, A. L. A. M., & da Silva, S. B. . (2020). O papel dos marcadores pragmáticos na interlíngua falada acadêmica. Um estudo baseado em corpus de um grupo de estudantes universitários brasileiros de ILE. Diacrítica, 32(3), 207–226. https://doi.org/10.21814/diacritica.5162