O ensino da língua portuguesa no âmbito da iniciativa 'Faixa e Rota'

Autores

  • Luís Filipe Pestana Maxdo College - Universidade Normal de Pequim (China)

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.446

Palavras-chave:

Iniciativa Faixa e Rota, Língua portuguesa, Grande estratégia

Resumo

A língua portuguesa encontra-se numa fase de grande expansão na República Popular da China (RPC). Os contactos económico-comerciais têm levado a que cada vez mais chineses procurem cursos de língua portuguesa como forma de aceder a melhores oportunidades de trabalho. A iniciativa Faixa e Rota, apresentada pelo presidente Xi Jinping (Zhang 2017), veio exacerbar esta situação: a inclusão do mundo lusófono nesta grande estratégia faz com que haja uma maior procura por profissionais de diferentes áreas que falem português. É fundamental compreender o que é a iniciativa Faixa e Rota e como pode afectar o ensino da língua portuguesa na RPC. Partindo da situação actual do idioma, existem propostas que podem ser postas em prática nos próximos anos para responder às necessidades do mercado chinês reforçando o papel da língua portuguesa na região da Ásia-Pacífico.

Referências

Alliance Française. (2017). Alliance Française de la Chine. Disponível em: http://www.afchine.org/fr. Acedido em: 30 jul. 2018.

AFP. (2014). World’s longest rail route to boost China-Spain trade. South China Morning Post. Disponível em: https://www.scmp.com/business/china-business/article/1660256/worlds-longest-rail-route-boost-china-spain-trade. Acedido em: 30 jul. 2018.

Boboc, G. (2018). Macron and May: A Tale of China Visits. +e Diplomat. Disponível em: https://thediplomat.com/2018/02/macron-and-may-a-tale-of-2-china-visits/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Brautigam, D. (2009). +e dragon’s gi7: the real story of China in Africa. Oxford, Inglaterra: Oxford University Press.

Breeze, V. & Moore, N. (2017). China has overtaken the US and UK as the top destination for anglophone African students. Quartz. Disponível em: https://qz.com/1017926/china-has-overtaken-the-us-and-uk-as-the-top-destination-for-anglophone-african-students/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Camões Instituto da Cooperação. (2018). Onde estamos? – China. Disponível em: http://www.instituto-camoes.pt/activity/onde-estamos/china.

Cánovas, M.S. (2017). Los desequilibrios comerciales entre China y España. Se necesita cambiar de estrategia. El Debate hoy. Disponível em: https://eldebatedehoy.es/economia/comercio-china-y-espana/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Chabal, P., Birmingham, D. & Forrest, J. (2002). A History of Postcolonial Lusophone Africa. Londres, Inglaterra: Hurst & Company.

China Daily. (2017a). Rise in number of foreign students reflects country’s bright prospects. China Daily. Disponível em: http://www.chinadaily.com.cn/opinion/2017-10/24/content_33637493.htm. Acedido em: 30 jul. 2018.

China Daily. (2017b). Over 500 Confucius Institutes founded in 142 countries, regions. China Daily. Disponível em: http://www.chinadaily.com.cn/china/2017-10/07/content_32950016.htm. Acedido em: 30 jul. 2018.

Clarke, M. (2017). The Belt and Road Initiative: China's new grand strategy?. Asia Policy 24(1), 71-79. National Bureau of Asian Research. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/666556. Acedido em: 30 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1353/asp.2017.0023

Clausewitz, Carl von. (2008). On War. Oxford, Inglaterra: Oxford University Press.

Diário de Notícias. (2017). Instituto Português do Oriente cria balcão para apoiar chineses que querem estudar em Portugal. Diário de Notícias. Disponível em: https://www.dn.pt/lusa/interior/instituto-portugues-do-oriente-cria-balcao-para-apoiar-chineses-que-querem-estudar-em-portugal-8614054.html. Acedido em: 30 jul. 2018.

Ekapija. (2017). Construction of Chinese cultural center in New Belgrade begins - Investment worth EUR 45 million. Ekapija. Disponível em: https://www.ekapija.com/en/news/1825123/construction-of-chinese-cultural-center-in-new-belgrade-begins-investment-worth-eur. Acedido em: 30 jul. 2018.

El País. (2017). Los hispanohablantes asciende ya a 572 millones de personas. El País. Disponível em: https://elpais.com/cultura/2017/11/27/actualidad/1511805887_509321.html. Acedido em: 30 jul. 2018.

Ewertowski, T. (2017). Northeast China as a Contact Zone in Polish and Serbian Travelogues, 1900-1939. Colloquia Humanistica, 6(1), 23-44. Varsóvia, Polónia: Colloquia Humanistica. DOI: https://doi.org/10.11649/ch.2017.004

FLUL (2016). Português Língua Estrangeira na China: "Foi o português que me escolheu a mim". Disponível em: http://www.letras.ulisboa.pt/pt/noticias/646-portugues-lingua-estrangeira-na-china-foi-o-portugues-que-me-escolheu-a-mim. Acedido em: 01 ago. 2018.

Fernandes, M. G. G. (2017). Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Alunos Chineses: Culturas, Representações e seus Impactos na Motivação (Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa).

Gaddis, J. L. (2009). What Is Grand Strategy?. Apresentado na Karl Von Der Heyden Distinguished Lecture. Duke University, Durham, Estados Unidos da América. Disponível em: http://tiss-nc.org/wp-content/uploads/2015/01/KEYNOTE.Gaddis50thAniv2009.pdf.

Hart, B. H. L. (1967). Strategy. (2a ed.) New York, Estados Unidos da América: Frederick A. Praeger Publishers.

Instituto Cervantes (2017). Instituto Cervantes de Pekín. Disponível em: http://pekin.cervantes.es/es/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Instituto Português do Oriente (2017). IPOR. Acedido em: 30 jul. 2018: http://ipor.mo/.

Kagan, D. (2005). The Peloponnesian War. (1a ed.) London, Inglaterra: Harper Perennial.

Lu, J. (2015). Métodos según las necesidades del alumnado: la enseñanza de ELE en China. Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Disponível em: http://es.shisu.edu.cn/resources/news/content1915. Acedido em: 06 ago. 2018.

Kaplan, S. (2018). China is investing seriously in Latin America. Should you worry?. The Washington Post. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/news/monkey-cage/wp/2018/01/24/china-is-investing-seriously-in-latin-america-should-you-worry/?noredirect=on&utm_term=.0d42ac8e508d. Acedido em: 30 jul. 2018

Kennedy, P. (1990). The Rise and Fall of the Great Powers. New York, Estados Unidos da América: Random House.

Leitão, L. (2016). O "crescimento exponencial" do português. Revista do Ensino Superior de Macau, 14(3), 54-57. Disponível em: http://www.gaes.gov.mo/images/hemag/images/books/book28/pdf/54-57.pdf. Acedido em: 02 ago 2018.

Ma, X., Yu, D., Yang, J. & Zhou, J. (2017). SISU sets up Polish language program to enhance European studies. SISU News. Disponível em: http://en.shisu.edu.cn/resources/news/sisu-sets-up-polish-language-program-to-enhance-european-studies. Acedido em: 30 jul. 2018.

Macauhub. (2018). China financia construção de Parque Industrial de Processamento da Madeira em Moçambique. Macauhub. Disponível em: https://macauhub.com.mo/pt/2018/06/19/pt-china-financia-construcao-de-parque-industrial-de-processamento-da-madeira-em-mocambique/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Martínez, C. M. & Marco, J. L. (2010). La enseñanza del español en China: Evolución histórica, situación actual y perspectivas. Revista Cálamo FASPE, 56(1), 3-14.

Ministry of Education. (2016). China to strengthen language and regional study cooperation with Serbia. Ministry of Education of the People’s Republic of China. Disponível em: http://en.moe.gov.cn/News/Top_News/201610/t20161013_284758.html. Acedido em: 30 jul. 2018.

Pardo, R. P. (2017). Spain and Asia: Harnessing trade, soft power and the EU in the Asia-Pacific Century. Real Instituto Elcano. Disponível em: http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano_en/contenido?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_in/zonas_in/spanishforeignpolicy/ari61-2017-pachecopardo-spain-asia-harnessing-trade-soft-power-asia-pacific-century. Acedido em: 30 jul. 2018.

Parker, C. (2017). China’s Xi Jinping defends globalization from the Davos stage. World Economic Forum. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2017/01/chinas-xi-jinping-defends-globalization-from-the-davos-stage/. Acedido em: 06 ago. 2018.

Pereira, B. F. (2015). Relações entre Portugal e a República Popular da China. Relações Internacionais, 10(2), 65-73.

Peskine, L. (2008). La place de la langue française en Chine: un article de Chine informations. Association des Professeurs de Langues Vivantes. Disponível em: http://www.aplv-languesmodernes.org/spip.php?article1696. Acedido em: 02 ago. 2018

Pestana, L. (2013). O Consenso de Beijing em África: um modelo para Angola? (Dissertação de mestrado, Universidade Católica Portuguesa).

Pestana, L. (2017). O Apoio Institucional no Ensino de PLE - um estudo comparativo. VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Escola Superior de Educação de Santarém. Santarém, Portugal.

Pigato, M. & Gourdon, J. (2014). The Impact of Rising Chinese Trade and Development Assistance in West Africa. Africa Trade Practice Working Paper Series (4). Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/pt/589771468139789266/pdf/883490NWP0Box30a0Report0May2302014.pdf. Acedido em: 30 jul. 2018.

Porto Canal. (2014). Politécnico do Porto assina protocolo da colaboração com universidade chinesa. Porto Canal. Disponível em: http://portocanal.sapo.pt/noticia/20946. Acedido em: 30 jul. 2018.

Público. (2017). Em sete anos haverá 50 "universidades chinesas com português". Público. Disponível em: https://www.publico.pt/2017/07/30/sociedade/noticia/em-sete-anos-havera-50-universidades-chinesas-com-portugues-1780800. Acedido em: 30 jul. 2018

Sarmento, A. (2018). Quem é a China Three Gorges?. Jornal Económico. Disponível em: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/quem-e-a-china-three-gorges-305613. Acedido em: 30 jul. 2018.

Sayle, T. A. (2011). Defining and Teaching Grand Strategy. The Telegram (4). Disponível em: https://www.fpri.org/docs/media/201101.sayle_.teachinggrandstrategy.pdf. Acedido em: 30 jul. 2018.

Study in Poland. (2016). Over 57 119 international students in Poland. Study in Poland. Disponível em: http://studyinpoland.pl/en/index.php/news/43-over-57-119-international-students-in-poland. Acedido em: 30 jul. 2018.

Sun Tzu. (2006). A Arte da Guerra. (1ª ed.) Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

Surk, B. (2017). As China Moves In, Serbia Reaps Benefits, With Strings Attached. The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2017/09/09/world/europe/china-serbia-european-union.html. Acedido em: 30 jul. 2018.

State Council. (2017). Further cooperation to boost China-Spain ties. The State Council - The People's Republic of China. Disponível em: http://english.gov.cn/premier/news/2017/05/13/content_281475654268042.htm. Acedido em: 30 jul. 2018.

Tian, S. H. (2015). Chronology of China's Belt and Road Initiative. Xinhuanet: English.news.cn. Disponível em: http://www.xinhuanet.com/english/2015-03/28/c_134105435.htm. Acedido em: 30 jul. 2018.

Torres, C. & Woods, R. (2018). China Is Boosting Ties in Latin America. Trump Should Be Worried. Bloomberg. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-01-03/china-is-boosting-ties-in-latin-america-trump-should-be-worried. Acedido em: 30 jul. 2018.

Tucídides. (2008). História da Guerra do Peloponeso: Trad. David Martelo. (1ª ed.) Lisboa, Portugal: Edições Sílabo.

Van Leijen, M. (2017). New rail freight services between Europe-China. RailFreight.com. Disponível em: <https://www.railfreight.com/corridors/2017/10/17/new-rail-freight-services-between-europe-china/. Acedido em: 30 jul. 2018.

Wang, S. (2001). A Língua Portuguesa na China. Cadernos de PLE, 1(1), 165-192.

Xi, J. (2013a, 7 de setembro). Promote Friendship Between Our People and Work Together to Build a Bright Future [Transcrição]. Disponível em: https://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/wjdt_665385/zyjh_665391/t1078088.shtml. Acedido em: 14 jan. 2019.

Xi, J. (2013b, 2 de outubro). Speech by Chinese President Xi Jinping to Indonesian Parliament [Transcrição]. Disponível em: https://reconasia-production.s3.amazonaws.com/media/filer_public/88/fe/88fe8107-15d7-4b4c-8a59-0feb13c213e1/speech_by_chinese_president_xi_jinping_to_indonesian_parliament.pdf. Acedido em: 14 jan. 2019.

Xi, J. (2017, 14 de maio). Work Together to Build the Silk Road Economic Belt and the 21st Century Maritime Silk Road [Transcrição]. Disponível em: http://www.xinhuanet.com/english/2017-05/14/c_136282982.htm. Acedido em: 14 jan. 2019.

Yuan, S. (2014). O Ensino da Língua Portuguesa na China: Uma Análise de Alguns Planos Curriculares (Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa).

Zhang, L. (2017). Chronology of China’s Belt and Road Initiative. China.org.cn. Disponível em: http://www.china.org.cn/china/2017-01/05/content_40044651.htm. Acedido em: 14 jan. 2018.

Downloads

Publicado

03-07-2019

Como Citar

Pestana, L. F. (2019). O ensino da língua portuguesa no âmbito da iniciativa ’Faixa e Rota’. Diacrítica, 32(2), 366–385. https://doi.org/10.21814/diacritica.446