Uma cartografia da divulgação científica em Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristóvão Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil
  • Laura Márcia Luiza Ferreira Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, Paraná
  • Inês Cardoso Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal; CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • Luísa Álvares Pereira Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
  • Susana Ambrósio CIDTFF, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5400

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ciências da Linguagem, Cartografia, Brasil, Portugal

Resumo

Neste artigo, pretendemos  mapear  mídias de produções multimodais de Divulgação Científica (DC) nas Ciências da Linguagem, no Brasil e em Portugal, de 2018 a 2022. Procuramos ainda compreender as motivações e modos de ação de linguistas que se dedicam a esta atividade. Para tal, usamos a técnica snowball para o primeiro objetivo, e entrevista semiestruturada para o segundo. O mapeamento mostra que  a  DC está em crescimento no  Brasil, particularmente nas mídias digitais multimodais, tais como podcasts, vídeos do YouTube e blogues,  em sua maioria, programas não institucionais que podem promover mais liberdade na escolha temática, nomeadamente em produções multimodais  com menção direta a fatos do cotidiano ou do contexto. Em Portugal, a atividade encontra-se em emergência, com predominância do modo escrito, como artigo de opinião em jornal nacional, e algumas iniciativas institucionais de caráter multimodal por parte de um centro de investigação. Segundo os nossos entrevistados, os modos de ação da DC desenvolvem saberes e competências relacionados à comunicação não só fora da academia, como também dentro (para pares e para alunos), o que seria mais uma razão pela qual mais linguistas deveriam empreender este tipo de ação de DC, considerada importante em prol da (in)formação cidadã.

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Publicado

24-10-2023

Como Citar

Cristóvão, V. L. L. ., Ferreira, L. M. L. ., Cardoso, I., Pereira, L. Álvares ., & Ambrósio, S. (2023). Uma cartografia da divulgação científica em Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal. Diacrítica, 37(1), 284–309. https://doi.org/10.21814/diacritica.5400

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