Uma cartografia da divulgação científica em Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5400Palavras-chave:
Divulgação Científica, Ciências da Linguagem, Cartografia, Brasil, PortugalResumo
Neste artigo, pretendemos mapear mídias de produções multimodais de Divulgação Científica (DC) nas Ciências da Linguagem, no Brasil e em Portugal, de 2018 a 2022. Procuramos ainda compreender as motivações e modos de ação de linguistas que se dedicam a esta atividade. Para tal, usamos a técnica snowball para o primeiro objetivo, e entrevista semiestruturada para o segundo. O mapeamento mostra que a DC está em crescimento no Brasil, particularmente nas mídias digitais multimodais, tais como podcasts, vídeos do YouTube e blogues, em sua maioria, programas não institucionais que podem promover mais liberdade na escolha temática, nomeadamente em produções multimodais com menção direta a fatos do cotidiano ou do contexto. Em Portugal, a atividade encontra-se em emergência, com predominância do modo escrito, como artigo de opinião em jornal nacional, e algumas iniciativas institucionais de caráter multimodal por parte de um centro de investigação. Segundo os nossos entrevistados, os modos de ação da DC desenvolvem saberes e competências relacionados à comunicação não só fora da academia, como também dentro (para pares e para alunos), o que seria mais uma razão pela qual mais linguistas deveriam empreender este tipo de ação de DC, considerada importante em prol da (in)formação cidadã.
Referências
Alves, M., Hanisch, C., Cordeiro-Oliveira, S., & Gomes, E. (2022). Popularização da Linguística na formação de professores no Acre: Ensino, pesquisa e extensão. Cadernos De Linguística, 3(2), e652. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id652 DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id652
Cassidy, A. (2021). Communicating the social sciences and humanities. Challenges and insights for research communication. In M. Bucchi & B. Trench (Eds.), Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (pp. 198–213). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003039242-12-12
Correia, F., & Soares, A. (Coords.) (2019). Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público. Edições Afrontamento.
Correia, F. (2019). Comunicação de Ciência: Fundamentos e princípios, implicações e perspectivas. In F. Correia & A. Soares (Coords.), Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público (pp. 25–69). Edições Afrontamento.
De Conto, L., Sanchez-Mendes, L., & Rigatti, P. (2022). Quando o falante faz Linguística: Como atividades epilinguísticas e metalinguísticas interessam ao fazer científico. Cadernos De Linguística, 3(2), e653. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id653 DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id653
Entradas, M., & Bauer, M. (2016). Mobilisation for public engagement: Benchmarking the practices of research institutes. Public understanding of science. https://doi.org/10.1177/0963662516633834 DOI: https://doi.org/10.1177/0963662516633834
Ferreira, P. (2019). Antelóquio. Comunicação de ciência – das universidades ao grande público. In F. Correia & A. Soares (Coords.), Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público (pp. 6–11). Edições Afrontamento.
Abralin. (2020, 28 de maio). Popularização da Linguística. Experiências na popularização da Linguística [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/live/OCyndOXL-e4?
Grillo, S., Giering, M., & Motta-Roth, D. (2016). Editorial: Perspectivas discursivas da divulgação/popularização da ciência. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), 3–13. https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/27166 DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457327166
Grillo, S. (2013). Divulgação científica: Linguagens, esferas e gêneros. (Tese de Livre-docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo).
Grillo, S., & Glushkova, M. (2016). A divulgação científica no Brasil e na Rússia: Um ensaio de análise comparativa de discursos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(2), 69–92. https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23556 DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457323556
Heckarthorn, D. (2011). Comment: Snowball versus Respondent-Driven Sampling. Sociological Methodology, 41(1), 355–366. https://doi.org/10.1111/j.1467-9531.2011.01244.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9531.2011.01244.x
Marçal, D., & Folhais, C. (2019). A divulgação da ciência em Portugal. In F. Correia & A. Soares (Coords.), Comunicação de Ciência: Das universidades ao grande público (pp. 71–90). Edições Afrontamento.
Motta-Roth, D. (2011). Letramento científico: Sentidos e valores. Notas de Pesquisa, 1, 12–25.
Targino, M. (2007). Divulgação científica e discurso. Comunicação & Inovação, 8(15), 19–28.
Sampaio, T. (2017). A importância da divulgação científica da Linguística e entrevista com o canal Enchendo Linguística. Revista Linguística Rio, 3(1). https://www.linguisticario.letras.ufrj.br/uploads/7/0/5/2/7052840/lr31_entrevista_02.pdf
Sampaio, T. (2018). Onde estão os Linguistas na divulgação científica brasileira?. Revista do Edicc, 5(1), 192–202.
Villarinho, C., & Forster, R. (2022). 5 passos para (não) produzir vídeos educativos para o YouTube: Uma experiência de divulgação em linguística. Cadernos De Linguística, 3(2), e646. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id646 DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id646
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Laura Márcia Luiza Ferreira, Inês Cardoso, Luísa Álvares Pereira, Susana Ambrósio
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 314398/2021-0