Choro N. 1, de Quincas Laranjeiras: manuscrito e critérios para uma nova edição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5652

Palavras-chave:

Pioneiros da guitarra brasileira, Repertório para guitarra, Edições para guitarra, Historiografia da guitarra, Guitarra no Rio de Janeiro, Violão Brasileiro

Resumo

Ancorado nos pressupostos teóricos de Figueiredo (2016) e coadunado com os esforços de resgatar o repertório pioneiro da guitarra no Brasil (Ávila et al., 2020; Habib, 2013, Lima 2023; Prando, 2022, 2023; Taborda, 2021), o artigo apresenta um manuscrito até então inédito do Choros N. 1, atribuído a um dos personagens antigos mais decisivos da guitarra carioca, Joaquim Francisco dos Santos, o Quincas Laranjeiras (1873–1935). O objetivo, de forma específica, é oferecer subsídios para uma edição moderna que colabore para a difusão da obra e, de forma geral, jogar luz tanto sobre a produção de Quincas recentemente redescoberta quanto sobre o significativo repertório do período que ainda precisa ser explorado.

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Publicado

15-10-2024

Como Citar

Amorim, H. (2024). Choro N. 1, de Quincas Laranjeiras: manuscrito e critérios para uma nova edição. Diacrítica, 38(2), 111–132. https://doi.org/10.21814/diacritica.5652