Choro N. 1, de Quincas Laranjeiras: manuscrito e critérios para uma nova edição
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5652Palavras-chave:
Pioneiros da guitarra brasileira, Repertório para guitarra, Edições para guitarra, Historiografia da guitarra, Guitarra no Rio de Janeiro, Violão BrasileiroResumo
Ancorado nos pressupostos teóricos de Figueiredo (2016) e coadunado com os esforços de resgatar o repertório pioneiro da guitarra no Brasil (Ávila et al., 2020; Habib, 2013, Lima 2023; Prando, 2022, 2023; Taborda, 2021), o artigo apresenta um manuscrito até então inédito do Choros N. 1, atribuído a um dos personagens antigos mais decisivos da guitarra carioca, Joaquim Francisco dos Santos, o Quincas Laranjeiras (1873–1935). O objetivo, de forma específica, é oferecer subsídios para uma edição moderna que colabore para a difusão da obra e, de forma geral, jogar luz tanto sobre a produção de Quincas recentemente redescoberta quanto sobre o significativo repertório do período que ainda precisa ser explorado.
Referências
Amorim, H. (2018). Alfredo Imenes: um pioneiro da música de câmara com violão no Brasil. Revista Vórtex, 6(3), 1–33. https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2634
Amorim, H., & Abreu, S. (2023). Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos. Revista Vórtex, 11(2), 1–38. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8376
Amorim, H., & Prando, F. R., & Paschoito, I., & Motta, J. (2021). Colibri e Caranguejo: Genealogia e edição de dois choros pioneiros para violão. Orfeu, 6(1), 1–34. https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0022
Ávila, G. A., Cerqueira, D. L., & Santos Neto, J. (2020). O violão oitocentista nos álbuns da famí¬lia Perdigão. Revista Vórtex, 8(3), 1–17. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17
Caldwell, J. (1985). Editing early music. Clarendon.
Caraci Vela, M (1995). Introduzione. In M. Caraci Vela (Org.), La critica del texto musicale: Metodi e problemi della filologia musicale (pp. 3–35). Libreria Musicale Italiana.
Caraci Vela, M., & Grassi, A. M. (1995). Glossario. In M. Caraci Vela (Org.), La critica del testo musicale: Metodi e problemi della filologia musicale (pp. 379–394). Libreria Musicale Italiana.
Cearense, C. da P. (1943, março 25). Minha vida de poeta e boêmio. Vamos Ler, 42.
Concertistas estrangeiros. (1931). A Voz do Violão, 1, 11.
Figueiredo, C. A (2016). Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: Teorias e práticas editoriais (2.ª ed). Edição do autor [S2 Books].
Grier, J. (1995). Musical sources and stemmatic filiation: A tool for editing music. The Jour¬nal of Musicology, 13(1), 73–102.
Habib, S (2013). Tô Teixeira: O poeta do violão. Editora Violões da Amazônia.
Lima, L. (2023). José Rebello da Silva: Pioneiro do violão brasileiro e das marchas do Ameno Resedá. Orfeu, 8(2), e0209. https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0209
Mariz, V. (1989, abril 1). Donga, Marco da História do Samba. O Estado de São Paulo, p. 4.
Mariz, V. (2005). Villa-Lobos: O homem e a obra (12.ª ed.). Academia Brasileira de Música / Francisco Alves.
O segundo concerto de Juan Rodríguez a realizar-se em 10 de Julho, às 21 horas, no Instituto de Música. (1929). O Violão, 6, 23.
Os mestres do violão. (1926, dezembro 12). Correio da Manhã, 11.
Pinto, A. G (1936). O choro: Reminiscências dos chorões antigos. Typ. Glória.
Prando, F (2022). Violões na velha São Paulo (2 Vols.). Editora Legato.
Prando, F (2023). Violão em São Paulo: Informações sobre o instrumento no período imperial. Orfeu, 8(2), e0202. https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0202
Santos, E. dos [Donga] (1966). Donga: Aquele que gravou o primeiro samba. Manchete, 14(754), 101–103.
Soares, O. (1936, deze,bro 6). Joaquim dos Santos (Quincas Laranjeira[s]). Diário Carioca, pp. 20–21.
Taborda, M. (2021). O violão na Corte Imperial. Fundação Biblioteca Nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Humberto Amorim
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.