“Uma grande surpreza”. A atividade concertística de guitarristas espanhóis em Portugal (1854–1909)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5666

Palavras-chave:

Guitarra clássica, História, Portugal

Resumo

O presente artigo visa contribuir para a história da guitarra clássica em Portugal entre 1854 e 1909 através de uma análise dos artigos publicados pela imprensa da época. Será apresentada e discutida a presença e atividade performativa de concertistas internacionais espanhóis em Portugal, nomeadamente Francisco Trindad Huerta, Antonio Cano, José Rojo e José Toboso, Antonio Jiménez Manjón, Luis de Soria, Agustin Rebel Hernandéz, Rafael Tost, Brassó e Peraire. O artigo descreve as suas viagens, concertos e programas; reflete a receção, por vezes contrastante, que os diversos artistas internacionais mencionados encontraram da parte do público e da crítica, bem como o uso da guitarra em diversos contextos sociais e artísticos durante o século XIX em Portugal.

 

Referências

Alegria, J. A. (1989). Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa: Catálogo dos fundos musicais. Fundação Calouste Gulbenkian.

Altamira, I. R. (2009). Antonio Jiménez Manjón en Madrid (1913). https://studylib.es/doc/3486093/jimenezmanjon-en-madrid-19134

Altamira, I. R. (2012). La guitarra clásica en la ciudad de Alicante (1875-1936). Roseta, 7, 20–50.

Amorim, H. (2018). Melchior Cortez e a Academia Brasileira de Violão: uma página do ensino do instrumento na primeira metade do século XX. Revista Vórtex, 6(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2402

[Anúncio ao 2º concerto do duo Manjón em Coimbra]. (1890, junho 21). O Tribuno Popular, 3579. Alma Mater, Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316.2/83552

Braga, C. (2013). O teatro cantado em Coimbra (1880-1910): Géneros, grupos e contextos [Tese de Mestrado. Universidade de Aveiro, Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/12326

Caetano, A. (2015). O manuscrito dedicado a António Simões de Carvalho Barbas (circa 1896). Tuna Académica da Universidade de Coimbra. https://tunauc.wordpress.com/arquivo/bau-de-memorias/arquivo2/antonio-simoes-de-carvalho-barbas/

Caldas da Felgueira (1892, julho 21). Commercio de Portugal, 3898. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=15621

Cartas de Verão. (1885, agosto 23). Correio da Manhã, 214. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=1016

Chronica das Praias. (1885, setembro 17). Jornal da Noite, 4444. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=18165

Chronica Occidental. (1885, fevereiro 11). O Occidente, 221. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/Ocidente/1885/N221/N221_master/N221.pdf

Colyseu. (1890, junho 12) Commercio de Portugal. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=13130

Concertista. (1885, março 29). A Nação, 10404. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://bndigital.bnportugal.gov.pt/viewer/145144/?offset=2#page=2&viewer=picture&o=info&n=0&q=

Concertista. (1907, agosto 13). Commercio do Minho, 5144. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/147881#?c=&m=&s=0&cv=

Concertista de violão. (1906, setembro 4). Commercio do Minho, 5002. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/147491

Concertista de violão. (1908, agosto 4). Commercio do Minho, 5290. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/148089#?c=&m=&s=0&cv=

Concertista notável. (1905, maio 11). Commercio do Minho, 4809. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/147256#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concertistas. (1888, abril 9). Comércio de Guimarães, 358. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca/item/17714#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concerto (1885a, março 29). Commercio de Portugal, 1719. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=6914

Concerto. (1885b, julho 2). Commercio do Minho, 1836. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/140084#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concerto. (1885c, agosto 8). O Constituinte, 506. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/178577#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concerto. (1885d, agosto 11). Commercio do Minho, 1853. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/140169#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concerto. (1886, junho 5). O Constituinte, 584. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/178736#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Concerto. (1890a, junho 3). Jornal da Noite, 6068. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=24873

Concerto. (1890b, junho 7). Commercio de Portugal, 3268. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=13112

Concerto de viola e piano. (1890a, junho 28). O Jornal do Porto, 151. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/14338/1/j-822-g_1890-06-28/j-822-g_1890-06-28_item2/j-822-g_1890-06-28_PDF/j-822-g_1890-06-28_PDF_24-C-R0150/j-822-g_1890-06-28_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Conferencia-Retrato. (1905, maio 16). Commercio do Minho, 4811. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/147321#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Correio de theatros. (1890, junho 22). A República, 67. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/14332/1/j-3135-g_1890-06-22/j-3135-g_1890-06-22_item2/j-3135-g_1890-06-22_PDF/j-3135-g_1890-06-22_PDF_24-C-R0150/j-3135-g_1890-06-22_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

D. Luiz Soria. (1898, fevereiro 5). A Nação, 12606. Biblioteca Digital Nacional de Portugal.

https://bndigital.bnportugal.gov.pt/viewer/148429/?offset=1#page=1&viewer=picture&o=info&n=0&q=

Echos da Havaneza. (1893, junho 15). Correio da Manhã, 2668. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=12672

Echos da Havaneza. (1894, fevereiro 17). Correio da Manhã, 2094. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=13664

Echos dos Bastidores. (1893, junho 22). Correio da Manhã, 2675. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=12701

Echos da Havaneza. (1886, agosto 25). Correio da Manhã, 522. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=2509

Echos dos Bastidores. (1898, janeiro 21). Diário da Manhã, 18. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=18639

Echos Mundanos. (1898, janeiro 29). Diário da Manhã, 25. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=18668

Escola Nacional de Música. (1903, janeiro 15). A Arte Musical, 213. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/29260/1/mpp-31-v_1903-12-15/mpp-31-v_1903-12-15_item2/mpp-31-v_1903-12-15_PDF/mpp-31-v_1903-12-15_PDF_24-C-R0150/mpp-31-v_1903-12-15_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf

Espectáculos. (1854a, agosto 20). Imprensa e Lei, 303. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=896969&pagfis=747

Espectáculos. (1854b, agosto 24). Imprensa e Lei, 306. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=896969&pagfis=758

Espectáculos. (1854c, agosto 27). Imprensa e Lei, 309. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=896969&pagfis=771

Espectáculos. (1855, agosto 29). Imprensa e Lei, 606. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=896969&pagfis=1851

Espectaculos. (1871, junho 20). Jornal da Noite, 145. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=605

Espectaculos. (1890, junho 12). Correio da Manhã, 1708. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=8178

Espetáculos. (1898, fevereiro 4). O Tempo, 467. Biblioteca Digital Nacional de Portugal. https://bndigital.bnportugal.gov.pt/viewer/116608/?offset=2#page=3&viewer=picture&o=info&n=0&q=

Festas d’ámanhã. (1885, janeiro 17). Jornal da Noite, 4219. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=17244

Foyer. (1885a, janeiro 16). Jornal da Noite, 4218. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=17239

Foyer. (1885b, janeiro 31). Jornal da Noite, 4250. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=17287

Foyer. (1890, junho 14). Jornal da Noite, 6076. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=24907

Guitarristas Hespanhoes. (1885, janeiro 8). Commercio de Portugal, 1654. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=6662

Guitarristas malagueños. (1885, março 4). O Economista, 1055. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=891029&pagfis=4307

Hoje – Real Colyseu - - Hoje. (1890, 12 junho). Diario Illustrado, 6176. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://bndigital.bnportugal.gov.pt/viewer/124123/?offset=1#page=1&viewer=picture&o=info&n=0&q=

Lains, P. (1995). A economia portuguesa no século XIX. Imprensa Nacional Casa da Moeda

Mangado, J. M. (2021). José Martínez Toboso (1857-1913), El Señor de las Once Cuerdas. Edição do Autor.

Manzanera López, A. (2018). Antonio Cano y Curiela (Lorca, 1811-Madrid, 1897): Guitarrista ilustre. Revista Clavis, 10. https://www.lorca.es/pdf/cultura/revista_clavis/clavis_10/cap-5.pdf

Matinée. (1885, 9 maio). O Tribuno Popular, 3049. Alma Mater, Universidade de Coimbra. https://am.uc.pt/item/61301

Miguel Llobet. (1912, junho 30). A Arte Musical, 325. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/29260/1/mpp-31-v_1912-06-30/mpp-31-v_1912-06-30_item2/mpp-31-v_1912-06-30_PDF/mpp-31-v_1912-06-30_PDF_24-C-R0150/mpp-31-v_1912-06-30_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf

Namora, R. (2023). Antonio Jiménez Manjón, Prelúdio em Lá. Website: https://ruinamora.com/2023/07/20/antonio-jimenez-manjon-preludio-em-la-estudo-no15/

Noticiário. (1897, dezembro 15). Amphion, 23. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890170&pagfis=1915

Noticiário do Paiz. (1902, julho 15). A Arte Musical, 85. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/29260/1/mpp-31-v_1902-07-15/mpp-31-v_1902-07-15_item2/mpp-31-v_1902-07-15_PDF/mpp-31-v_1902-07-15_PDF_24-C-R0150/mpp-31-v_1902-07-15_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf

Notícias de Braga. (1885, junho 21). A Folha de Vila Verde. Biblioteca Digital do Cávado. https://aqualibri.cimcavado.pt/handle/20.500.12940/8586

Os concertistas Maujon. (1890, junho 29). O Jornal do Porto, 152. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/14338/1/j-822-g_1890-06-29/j-822-g_1890-06-29_item2/j-822-g_1890-06-29_PDF/j-822-g_1890-06-29_PDF_24-C-R0150/j-822-g_1890-06-29_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Palacio de Crystal. (1890, junho 28). A República, 70. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/14332/1/j-3135-g_1890-06-28/j-3135-g_1890-06-28_item2/j-3135-g_1890-06-28_PDF/j-3135-g_1890-06-28_PDF_24-C-R0150/j-3135-g_1890-06-28_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Pelos palcos e circos. (1893, junho 15). Diário Illustrado, 7262. Biblioteca Nacional Digital de Portugal. https://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1893-06-15/j-1244-g_1893-06-15_item2/j-1244-g_1893-06-15_PDF/j-1244-g_1893-06-15_PDF_24-C-R0150/j-1244-g_1893-06-15_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Pinheiro, A. (2010). Um caso no ensino não-oficial da música [Tese de Mestrado. Universidade de Aveiro, Aveiro].

Pontevedra y Galicia. (1886, junho 15). Crónica de Pontevedra, 38. Galiciana Biblioteca Dixital de Galicia. http://www.galiciana.bibliotecadegalicia.xunta.es/gl/consulta/registro.do?id=10000186044

Prando, F. (2021). Spanish Guitarists in Nineteenth-Century São Paulo. Soundboard Scholar, 7(1). https://digitalcommons.du.edu/sbs/vol7/iss1/21

Pujol, E. (1960). Tarrega: Ensayo biográfico. Los Talleres Gráficos de Ramos, Afonso & Moita, Lda.

Ramírez Rodríguez, C. (2021). Entre lo flamenco y lo cubano: La composición para guitarra de luis soria iribarne (1850-1935). Revista Centro de Investigación Flamenco Telethusa, 14(16), 6–21. https://doi.org/10.23754/telethusa.141601.2021

Ramos Altamira, I. (2005). Historia de la guitarra y los guitarristas españoles. Club Universitario, Editorial (ECU)

Real Colyseu. (1893a, junho 17). Commercio de Portugal, 4170. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=16711

Real Colyseu. (1893b, junho 20) Commercio de Portugal, 4172. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890375&pagfis=16719

Real Gymnasio Club. (1886, janeiro 8). Jornal da Noite, 4552. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890820&pagfis=18607

Rei-Samartim, I. (2020). A guitarra na Galiza [Tese de doutoramento. Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela]. Minerva. http://hdl.handle.net/10347/24044

Rei-Samartim, I. (2022). António Jimenez Majon na Galiza e Portugal. MundoClásico.Com. https://www.mundoclasico.com/articulo/37829/Ant%C3%B3nio-Jimenez-Majon-na-Galiza-e-Portugal

Rodrigues, P. (2021). For Andrés Segovia": Francisco de Lacerda’s Suite goivos (1924). Soundboard Scholar, 7(1). https://digitalcommons.du.edu/sbs/vol7/iss1/20

Romanillos, J. L. (2004). Antonio de Torres, guitarrero: Su vida y obra. Instituto de Estudios Almerienses

Salinas, J. (2014). Ocio y cultura en Huesca durante la Restauración (1875-1902) a través de las publicaciones [Tese de Doutoramento, Universidade de Zaragoza, Zaragoza]. ZAGUAN. https://zaguan.unizar.es/record/15615/files/TESIS-2014-069.pdf

Sarau Litterario-musical. (1886, dezembro 18). A Correspondência do Norte, 640. Biblioteca Digital da Biblioteca Pública de Braga. https://www.csarmento.uminho.pt/site/s/hemeroteca-bpb/item/179829#?c=0&m=0&s=0&cv=0

Soares, T. (2023). O eclipse de um músico plural: Trajetória de António Augusto Urceira. Diacrítica, 37(1), 154–176. https://doi.org/10.21814/diacritica.4701

Suárez-Pajares, J. (2020). El paganini de la guitarra. Crónica de viajes y peripecias del concertista romántico liberal Trinidad Huerta (1800-1874). Canelobre, 71, 88–107.

Taborda, M. (2021). O violão na corte imperial. Fundação Biblioteca Nacional.

Telegrammas e correspondencias. (1885, março 18). Correio da Manhã, 86. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=890529&pagfis=405

Várias noticias. (1885a, março 29). O Economista, 1076. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=891029&pagfis=4391

Várias noticias. (1885b, novembro 5). O Economista, 1257. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=891029&pagfis=5125

Downloads

Publicado

15-10-2024

Como Citar

Rodrigues, P. (2024). “Uma grande surpreza”. A atividade concertística de guitarristas espanhóis em Portugal (1854–1909). Diacrítica, 38(2), 10–34. https://doi.org/10.21814/diacritica.5666