Apontamentos sobre atividade com guitarra clássica no inicio do século XX em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5668

Palavras-chave:

Músicos Portugueses, Performance, Guitarra clássica, Adolfo Alves Rente

Resumo

O texto relata uma comunicação realizada no “I Congresso Guitarrístico de Braga” a respeito do trabalho de António Augusto Urceira junto à guitarra clássica e traz informações de pesquisas subsequentes com dados sobre a atuação de contemporâneos seus no cenário guitarrístico português da primeira metade do século XX, entre os quais Agustín Rebel Fernández, Adolfo Alves Rente e outros nomes. Como desfecho, infere-se que o trabalho à guitarra clássica na primeira metade do século XX em Portugal ainda era pouco percetível.

Referências

Alfonso, S.M. (2009). O violão, da marginalidade à academia: Trajetória de Jodacil Damaceno. Edufu. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-192-5

Ballesté, A. (2009). Métodos de estudo para guitarra, viola e violão (ou viola franceza) editados em língua portuguesa. Cadernos do Colóquio, 10(1), 22–39.

Carreira, M. (2023) Portuguese figures and sources. In D. Martín-Gil (ed.), The classical guitar in Spain, Portugal, Italy & Germany. A general approach to its history (pp. 63–74). Instituto Nacional de Artes Escénicas y Música (INAEM).

Carvalho, P. (1903). História do fado. Empreza da História de Portugal.

Concerto. (1926, maio 14). O Espozendense, 942, 2. Biblioteca Digital do Cávado. https://hdl.handle.net/20.500.12940/6288

Concertos. (1901, julho 31). A Arte Musical, 62. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ArteMusical/1901/N62/N62_item1/index.html

Dudeque, N. (1994). História do violão. Ed. UFPR.

Lucero, A. R. (2022). Ema Santos Fonseca e a “Divulgação Musical” (1923-1940): Biografia de um Salão Musical [Dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa].

Machado, A. V. (1937). Ídolos do fado. Tipografia Gonçalves.

Mazza, J. (s.d.). Dicionário biográfico de músicos portugueses (pref. e notas José Augusto Alegria). Tip. da Editorial Império. https://purl.pt/773

Peres, P. (2023). Signficant guitar figures in Portugal. In D. Martín-Gil (ed.), The classical guitar in Spain, Portugal, Italy & Germany (pp. 111–122). Instituto Nacional de Artes Escénicas y Música (INAEM).

Rei Samartim, I. (2022, janeiro 27). Agostinho Rebel e seus métodos para guitarra. Mundo Clasico. https://www.mundoclasico.com/articulo/36356/Agostinho-Rebel-Fernandes-e- seus-m%C3%A9todos-para-guitarra

Reis, E. R. (1929–1940). Divulgação Musical (Vols. 1–6). Seara Nova.

Soares, T. (2023). O eclipse de um músico plural: Trajetória de António Augusto Urceira. Diacrítica, 37(1), 154–176. https://doi.org/10.21814/diacritica.4701 DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.4701

Sucena, E. (1992). Lisboa, o fado e os fadistas. Vega.

Vieira, E. (1900). Diccionario biographico de musicos portuguezes: Historia e bibliographia da musica em Portugal (2 vols.). Lambertini (Typographia Mattos Moreira & Pinheiro).

Downloads

Publicado

15-10-2024

Como Citar

Rodrigues Prada Soares, T. (2024). Apontamentos sobre atividade com guitarra clássica no inicio do século XX em Portugal. Diacrítica, 38(2), 35–44. https://doi.org/10.21814/diacritica.5668

Edição

Secção

Artigos Temáticos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)