A ação de mão esquerda ao violão segundo os princípios do Walking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5670

Palavras-chave:

Walking, Técnica violonística, Técnica de mão esquerda ao violão, Fluência motora, Fluência sonora

Resumo

O Walking, conforme proposto por Loner e Alípio (2020), é um comportamento de mão esquerda ao violão pelo qual é possível atingir os ideais de fluência motora e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda ao violão que viabilizam a sustentação do som entre as notas – ou seja, como uma sucessão de intenções. O Walking é constituído pelo conjunto dos expedientes técnicos de sustentação do som que possibilitam manter um ponto de contato com a corda e, ao mesmo tempo, realizar um movimento direcionado às demais notas. Neste artigo, objetivamos demonstrar como estes expedientes podem ser realizados de acordo com os princípios do Walking. Esta investigação se baseou na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, ‘o todo não é igual à soma das suas partes’ (Dergal 2020) – ou seja, o Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem – assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.

 

Palavras-chave: Walking. Técnica violonística. Técnica de mão esquerda ao violão. Fluência motora. Fluência sonora.

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Publicado

15-10-2024

Como Citar

Loner, R. T., & Alípio, A. (2024). A ação de mão esquerda ao violão segundo os princípios do Walking. Diacrítica, 38(2), 159–177. https://doi.org/10.21814/diacritica.5670