Using MALL to overcome learner’s perceived barriers to pronunciation training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.238

Palavras-chave:

Pronúncia em inglês, Aprendizagem de línguas assistida por dispositivos móveis, Alunos japoneses

Resumo

Este artigo descreve uma investigação qualitativa das perceções do aprendiz de uma ferramenta de aprendizagem de idiomas assistida por dispositivos móveis (MALL) para melhorar as atitudes em relação ao estudo da pronúncia em inglês. Nosso objetivo era reduzir as barreiras ao aprendizado e melhorar a experiência dos alunos. Para fazer isso, o MALL foi implementado através do desenvolvimento de um aplicativo de e-learning chamado SOMONA. O desenho do currículo do programa SOMONA foi baseado no modelo da Pirâmide Prosódica de Judy Gilbert. O design criativo foi feito intuitivamente através de uma série de sessões de brainstorming. Simplicidade, animação, cores brilhantes e música foram implementadas como os principais recursos de design. Depois que o aplicativo passou no teste de usabilidade, 20 alunos foram selecionados aleatoriamente para usar o aplicativo e concluir o curso de pronúncia em inglês. Depois, eles receberam uma pesquisa para avaliar suas atitudes em relação ao material do curso e ao aplicativo como uma ferramenta de aprendizado. O objetivo era determinar se SOMONA era uma maneira eficaz de superar as barreiras para aprender a pronúncia do inglês. Os resultados mostraram uma resposta extremamente positiva dos usuários e indicaram que a aplicação foi realmente útil para superar as barreiras de aprendizagem. Mais estudos precisam ser feitos para determinar se o aplicativo, por si só, é eficaz para facilitar a melhoria quantificável da pronúncia em inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acton, W. (1984). Changing Fossilized Pronunciation. TESOL Quarterly, 18(1), 71-85. doi: https://doi.org/10.2307/3586336

Cho, K., Lee, S., Joo, M.-H., & Becker, B. J. (2018). The effects of using mobile devices on student achievement in language learning: a meta-analysis. Education sciences, 8(3). doi: https://doi.org/10.3390/educsci8030105

Dörnyei, Z. (1998). Motivation in second and foreign language learning. Language teaching, 31(3), 117-135. doi: https://doi.org/10.1017/S026144480001315X

Fraser, H. (2010). Cognitive theory as a tool for teaching second language pronunciation. In S. De Knop, F. Boers, & A. De Rycker (Eds), Fostering Language Teaching Efficiency Through Cognitive Linguistics. (pp. 357-379). New York, New York, United States of America: Walter de Gruyter GmbH & Co. KG.

Gilbert, J. B. (2008). Teaching pronunciation using the prosody pyramid. New York, New York, United States of America: Cambridge University Press.

Goundar, S. (2011). What is the potential impact of using mobile devices in education? SIG Glob Dev Fourth Annual Workshop. Shanghai, China. url: http://aisel.aisnet.org/globdev2011/16

Klímová, B. (2018). Mobile phones and/or smartphones and their apps for teaching English as a foreign language. Education and Information Technologies, 23(3), 1091-1099.

Kukulska-Hulme, A., & Shield, L. (2008). An overview of mobile assisted language learning: From content delivery to supported collaboration and interaction. ReCALL, 20(3), 271-289. doi: https://doi.org/10.1017/S0958344008000335

Macintyre, P. D. (1995). How does anxiety affect second language learning? A reply to sparks and ganschow. The modern language journal, 79(1), 90-99. doi : https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1995.tb05418.x

Masgoret, A. M., & Gardner, R. C. (2003). Attitudes, motivation, and second language learning: A meta–analysis of studies conducted by Gardner and associates. Language learning, 53(1), 123-163. doi: https://doi.org/10.1111/1467-9922.00212

Rosell-Aguilar, F. (2017). State of the app: a taxonomy and framework for evaluating language learning mobile applications. Calico journal (online), 34(2), 243-258. doi: https://doi.org/10.1558/cj.27623

Statista Apple. (2018). Apple most popular app store categories 2018. url: https://www.statista.com/statistics/270291/popular-categories-in-the-app-store/

Statista Google. (2018). Google Play most popular app categories 2018 | Statistic. url: https://www.statista.com/statistics/279286/google-play-android-app-categories/

Taj, I. H., Sulan, N. B., Sipra, M. A., & Ahmad, W. (2016). Impact of Mobile Assisted Language Learning (MALL) on EFL: A Meta-Analysis. Advances in Language and Literary Studies, 7(2), 76-83.

Publicado

27-05-2019

Como Citar

Nealy, M. (2019). Using MALL to overcome learner’s perceived barriers to pronunciation training. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 1(1). https://doi.org/10.21814/h2d.238

Edição

Secção

Artigos