Abordagem didática com o uso das TIC no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE)
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2533Palavras-chave:
ensino de línguas, tecnologias da informação e da comunicação (TIC), português língua estrangeira (PLE), cânone literárioResumo
O presente estudo pretende sugerir abordagens didáticas para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) obras canônicas literárias em língua portuguesa, como o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Apoiadas ao ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT), os propósitos subjacentes à elaboração deste estudo de caso foram incluir as TIC no ensino de PLE. As conclusões revelam que o recurso às TIC pode ser muito significativo para tratar os textos literários canônicos, já que estes são um recurso bastante versátil e útil para aprendizagem de línguas, bem como, para aumentar a motivação dos estudantes.
Downloads
Referências
Barbosa, R. M. (2005). Ambientes Virtuais de aprendizagem. Artmed.
Bateman, J. A. (2012). Multimodal Corpus‐Based Approaches. Wiley Online Library. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/9781405198431.wbeal0812
Becta - British Educational Communications and Technology Agency. (2004). A review of the research literature on Barriers to the uptake of ICT by teachers. https://dera.ioe.ac.uk/1603/1/becta_2004_barrierstouptake_litrev.pdf
Braga, J. de C. F. (2012). Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. Edições SM.
Buzan, T., & Buzan, B. (1996). The Mind Map Book: Unlock your creativity, boost your memory, change your life. Plume.
Calvino, I. (1992). Por qué leer los clásicos. Tusquets.
Caribé, Y. J. A. (2017). Formando novos cânones literários: a publicação de autores contemporâneos em tradução pelo engajamento da Academia, da Crítica Literária e do Mercado Editorial. Revista Belas Infiéis, 6(2), 21–32. https://doi.org/https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v6.n2.2017.11452
Castro, C. (2015). Ensino de línguas baseado em tarefas: da teoria à prática. Lidel.
Comissão Europeia. (2007). Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida – Quadro de Referência Europeu. Serviço das Publicações Oficiais dasComunidades Europeia. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/competenciasessenciaisalv2006.pdf
Duarte, J. F. (2009). Cânone. In C. Ceia (Ed.), E-Dicionário de Termos Literários (EDTL). http://www.edtl.com.pt
Ellis, R. (1994). The study of Second Language Acquisition. Oxford University Press.
Lane, P. (2012). Multimodality and Culture. Wiley Online Library.
Leffa, V. J. (1999). Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In V. J. Leffa & A. E. Pereira (Eds.), O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação (pp. 13–37). Educat.
Richards, J. C., & Rodgers, T. S. (2014). Approaches and Methods in Language Teaching (3rd ed.). Cambridge University Press.
Silva, V. M. de A. e (1986). Teoria da Literatura. Almedina.
Willis, D., & Willis, J. (2007). Doing Task-based Teaching. Oxford University Press.
Yunus, M. M. (2007). Malaysian ESL Teachers’ Use of ICT in Their Classrooms: Expectations and Realities. ReCALL, 19(1), 79–95. https://doi.org/https://doi.org/10.1017/S0958344007000614
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 H2D|Revista de Humanidades Digitais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.