O curso “Ideias Matemáticas” como projeto de inovação para cidadãos matemáticos críticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2548

Palavras-chave:

matemática universitária, matemática crítica, inovação pedagógica

Resumo

Tradicionalmente, a matemática é acusada de ser um dos fatores preponderantes que explica o abandono de estudantes nas universidades. Parece que essa apreciação é violenta, no entanto, não está tão longe da realidade. Sentimos falta de aspectos relacionados à empatia com as novas gerações de estudantes e um uso mais próximo da matemática na incorporação de novos discursos. Portanto, nesta comunicação, discutimos alguns aspectos relacionados à nossa compreensão da matemática para "não matemáticos" na universidade. Especificamente, reinterpretamos a ideia de treinar cidadãos matematicamente críticos e propomos o design inovador de uma disciplina de matemática universitária ministrada na escola de ciências humanas de uma universidade colombiana.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Mendez, R. A., Suavita, M. A., & Gauthier, V. (2020). O curso “Ideias Matemáticas” como projeto de inovação para cidadãos matemáticos críticos. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(1). https://doi.org/10.21814/h2d.2548