Uma pandemia bate à porta: a experiência do Museu Online do Isolamento da Wanny

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2804

Palavras-chave:

museologia social, Museu do Isolamento da Wanny, aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo traz como estudo de caso a experiência do “Museu do Isolamento da Wanny”, produzido por educandos e pelo educador Douglas Maris (responsável pela disciplina Informática Educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Wanny Salgado Rocha, na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo) em meio ao contexto pandêmico do novo Coronavírus e à imposição do isolamento social, em território brasileiro. A inspiração veio do Museu do Isolamento Brasileiro, que ajudou a conceber a proposta de unir tecnologia e o conhecimento das Ciências Humanas, visando a construção de um museu social, com destaque às memórias individuais, que tem no espaço escolar um lugar em comum. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das aprendizagens mediadas pelas tecnologias, de forma prática, interativa e divertida, construindo um museu que busca falar sobre a vida e os desafios de continuar lutando pela existência: um espaço para a valorização das vivências de nossos alunos por meio da arte! Em diálogo com esta prática, analisamos as influências teóricas da museologia social, aprendizagem significativa, e relação ensino-aprendizagem para a construção do projeto em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ausubel, D. (2001). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Plátano Edições Técnicas.

Centro Cultural Justiça Federal. (2020, 18 de maio).18ª Semana Nacional de Museus, com Mário de Souza Chagas - “Museus em tempo de pandemia: Novas construções solidárias [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=xlS_ELsfC0w&t=35s

Conselho Internacional de Museus. (2001). Código de Ética do ICOM para Museus. http://icom.org.br/wp-content/themes/colorwaytheme/pdfs/codigo%20de%20etica/codigo_de_etica_lusofono_iii_2009.pdf

Dewey, J. (2001). Democracy and Education. The Pennsylvania State University.

Florêncio, S., Bezerra, J., Clerot, P., Cavalcante, I., Silva, J., Long, L., Krohn, E., Silva, A., Medeiros, M. G., & Dutra, M. V. (2016). Educação Patrimonial: Inventários participativos. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Marti, F. M. & Santos, E. O. (2020). Educação museal online: A educação museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, 3(2). https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44589

Papert, S. (1980). Constructionism versus instructionism [Transcrição de discurso]. http://www. papert.org/articles/const_inst/const_inst1.html. Consultado em 20 de abril de 2020.

Tolentino, A. (2020). Os museus estão fechados! E daí? Revista Museu. https://revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2020/8494-os-museus-estao-fechados-e-dai.html

Tom Zé & Ana Carolina. (2005). Brasil Corrupção (Unimultiplicidade) [Canção]. In Ana & Jorge. Sony BMG.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Carneiro, T. ., & Antunes Coelho, D. M. . (2020). Uma pandemia bate à porta: a experiência do Museu Online do Isolamento da Wanny. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2804