Uma pandemia bate à porta: a experiência do Museu Online do Isolamento da Wanny
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2804Palavras-chave:
museologia social, Museu do Isolamento da Wanny, aprendizagem significativaResumo
O presente artigo traz como estudo de caso a experiência do “Museu do Isolamento da Wanny”, produzido por educandos e pelo educador Douglas Maris (responsável pela disciplina Informática Educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Wanny Salgado Rocha, na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo) em meio ao contexto pandêmico do novo Coronavírus e à imposição do isolamento social, em território brasileiro. A inspiração veio do Museu do Isolamento Brasileiro, que ajudou a conceber a proposta de unir tecnologia e o conhecimento das Ciências Humanas, visando a construção de um museu social, com destaque às memórias individuais, que tem no espaço escolar um lugar em comum. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das aprendizagens mediadas pelas tecnologias, de forma prática, interativa e divertida, construindo um museu que busca falar sobre a vida e os desafios de continuar lutando pela existência: um espaço para a valorização das vivências de nossos alunos por meio da arte! Em diálogo com esta prática, analisamos as influências teóricas da museologia social, aprendizagem significativa, e relação ensino-aprendizagem para a construção do projeto em curso.
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