Ensino remoto: espaço de conexões em tempo de pandemia

Autores

  • Janaina Nogueira Colégio Salesiano Região Oceânica e Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2881

Palavras-chave:

boas práticas, ferramentas digitais, inovação

Resumo

Apresentar os principais desafios encontrados em 2020 durante o ensino remoto não é uma tarefa simples, uma vez que ainda estamos inseridos nesse contexto diferente da sociedade mundial. Pensar em resultados é algo prematuro. Conseguimos solucionar situações imediatas, mas não alcançamos o modelo ideal, pois com o passar dos dias fomos apenas nos organizando conforme as necessidades.  Contudo, iniciamos pesquisas que nos permitiram modificar as práticas pedagógicas. Nesse cenário, fomos “obrigados” a conhecer ferramentas digitais que há tempos já faziam parte do cotidiano dos alunos, mas estavam em processo de inserção nas atividades de aula. Sair da zona de conforto e reformular as aulas em propostas inovadoras e eficientes tem sido um processo desafiador, mas precisamos nos conectar. Trabalhar com ferramentas digitais, como os aplicativos Padlet e Kahoot, são exemplos positivos de práticas que favorecem a interação no ensino remoto. Assim, todo trabalho desenvolvido deve-se também ao apoio das equipes técnico-pedagógica das instituições de ensino às quais presto serviço, principalmente aos meus professores do curso de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), os quais me apresentaram a diversas práticas inovadoras de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Neto, A. T., Thadei, J., Silva-Costa, L. P., Fernandes, M. A., Borges, R. R., & Melo, R. (2013). Multiletramentos em ambientes educacionais. In R. Rojo (Ed.), Escola conectada: Os multiletramentos e as TICs. (pp. 135-158). Parábola.

Rojo, R. (Ed.). (2013). Escola conectada: Os multiletramentos e as TICs. Parábola.

Piva Jr, D. (2013) Sala de aula digital: Uma introdução à cultura digital para educadores. Saraiva.

Ministério da Educação e Cultura. (2015). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Ferramentas web

Padlet (https://pt-br.padlet.com)

Kahoot (https://kahoot.com)

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Nogueira, J. (2020). Ensino remoto: espaço de conexões em tempo de pandemia. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2881