Ensino remoto: espaço de conexões em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2881Palavras-chave:
boas práticas, ferramentas digitais, inovaçãoResumo
Apresentar os principais desafios encontrados em 2020 durante o ensino remoto não é uma tarefa simples, uma vez que ainda estamos inseridos nesse contexto diferente da sociedade mundial. Pensar em resultados é algo prematuro. Conseguimos solucionar situações imediatas, mas não alcançamos o modelo ideal, pois com o passar dos dias fomos apenas nos organizando conforme as necessidades. Contudo, iniciamos pesquisas que nos permitiram modificar as práticas pedagógicas. Nesse cenário, fomos “obrigados” a conhecer ferramentas digitais que há tempos já faziam parte do cotidiano dos alunos, mas estavam em processo de inserção nas atividades de aula. Sair da zona de conforto e reformular as aulas em propostas inovadoras e eficientes tem sido um processo desafiador, mas precisamos nos conectar. Trabalhar com ferramentas digitais, como os aplicativos Padlet e Kahoot, são exemplos positivos de práticas que favorecem a interação no ensino remoto. Assim, todo trabalho desenvolvido deve-se também ao apoio das equipes técnico-pedagógica das instituições de ensino às quais presto serviço, principalmente aos meus professores do curso de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), os quais me apresentaram a diversas práticas inovadoras de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
Neto, A. T., Thadei, J., Silva-Costa, L. P., Fernandes, M. A., Borges, R. R., & Melo, R. (2013). Multiletramentos em ambientes educacionais. In R. Rojo (Ed.), Escola conectada: Os multiletramentos e as TICs. (pp. 135-158). Parábola.
Rojo, R. (Ed.). (2013). Escola conectada: Os multiletramentos e as TICs. Parábola.
Piva Jr, D. (2013) Sala de aula digital: Uma introdução à cultura digital para educadores. Saraiva.
Ministério da Educação e Cultura. (2015). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Ferramentas web
Padlet (https://pt-br.padlet.com)
Kahoot (https://kahoot.com)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Janaina Nogueira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.