Retratos da quarentena: relato pedagógico de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do ensino secundário

Autores

  • Joana Souto Guimarães Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2915

Palavras-chave:

identidades, espaços, gêneros textuais, multiletramentos na escola

Resumo

O texto relata a experiência em torno de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do 1º ano do Ensino Médio (designação brasileira equivalente ao ensino secundário em Portugal) durante o período de ensino remoto emergencial em 2020. Com o enfoque nos estudos dos gêneros textuais, sobretudo aqueles ligados à transmissão de informações pessoais, como é o caso do “perfil pessoal”, o curso propôs a análise e a produção de imagens acompanhadas de textos/áudios sobre o cotidiano da quarentena, estabelecendo-se relações entre a composição da imagem, a representação do espaço e a expressão da subjetividade. Além da perspectiva multimodal, em que fazemos o uso de tecnologias de apoio, como de edição de áudio e imagem, e publicação em murais on-line (Padlet), a sequência didática objetivou a troca de experiências entre os alunos, oferecendo-lhes a possibilidade de conexão humana durante o isolamento, além de propiciar uma oportunidade para pensarem criticamente a linguagem e mobilizarem as habilidades linguísticas aprendidas durante o curso. O relato pretende, portanto, acompanhar o entrecruzamento de duas abordagens: uma de caráter reflexivo, ligada aos processos de espacialização, subjetivação e à noção de discurso, e outra mais pragmática, relacionada aos estudos dos gêneros textuais e ao multiletramento no ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Boccia, C. et al. (2013). Working with texts in the EFL classroom. (1ª ed). Mendoza: Editorial de la Universidad Nacional de Cuyo, EDIUNC, p. 176.

Brandão, L. A. (2013). Teorias do espaço literário (1ª ed). Perspectiva.

Dolz, J. et al. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros Orais e escritos na escola. (1ª ed) Rojo, R.; Cordeiro, G. S (trad. e org.). Mercado das Letras.

Hall, S. (2003) Notas sobre a desconstrução do ‘popular’. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais (1ª ed). Sovik, L. (org.) Resende, A. L. et al. Editora UFMG.

Marcuschi, L. A. (2018). Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais & ensino (1ª ed). Dionísio, A. P.et al. (org). Editora Parábola.

Selvatici, V.L.C.G., (2009). Letramento visual e ensino de produção de texto: o encontro do aprendiz com textos multimodais em atividades de escrita em inglês - língua estrangeira. https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243

Stein, P. (2000). Rethinking resources: multimodal pedagogies in the ESL classroom. Tesol Quarterly.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Souto Guimarães Araújo, J. (2020). Retratos da quarentena: relato pedagógico de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do ensino secundário. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2915