Retratos da quarentena: relato pedagógico de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2915Palavras-chave:
identidades, espaços, gêneros textuais, multiletramentos na escolaResumo
O texto relata a experiência em torno de uma sequência didática desenvolvida no curso de inglês do 1º ano do Ensino Médio (designação brasileira equivalente ao ensino secundário em Portugal) durante o período de ensino remoto emergencial em 2020. Com o enfoque nos estudos dos gêneros textuais, sobretudo aqueles ligados à transmissão de informações pessoais, como é o caso do “perfil pessoal”, o curso propôs a análise e a produção de imagens acompanhadas de textos/áudios sobre o cotidiano da quarentena, estabelecendo-se relações entre a composição da imagem, a representação do espaço e a expressão da subjetividade. Além da perspectiva multimodal, em que fazemos o uso de tecnologias de apoio, como de edição de áudio e imagem, e publicação em murais on-line (Padlet), a sequência didática objetivou a troca de experiências entre os alunos, oferecendo-lhes a possibilidade de conexão humana durante o isolamento, além de propiciar uma oportunidade para pensarem criticamente a linguagem e mobilizarem as habilidades linguísticas aprendidas durante o curso. O relato pretende, portanto, acompanhar o entrecruzamento de duas abordagens: uma de caráter reflexivo, ligada aos processos de espacialização, subjetivação e à noção de discurso, e outra mais pragmática, relacionada aos estudos dos gêneros textuais e ao multiletramento no ensino de línguas.
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