O ensino-aprendizagem da Participação Portuguesa na I Guerra Mundial nas disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento

Autores

  • Maria Paula Pereira Escola Secundária Pedro Nunes

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.3531

Palavras-chave:

história, cidadania e desenvolvimento, competências digitais, Primeira Guerra Mundial

Resumo

O presente artigo apresenta uma atividade ensino, de natureza transversal, destinada a alunos do 9.º ano do ensino básico, sobre a temática da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Esta atividade destina-se a ser desenvolvida nas aulas de História e de Cidadania e Desenvolvimento, no contexto de um projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta opção prende-se com a realidade atual, onde o número de horas atribuídas à disciplina de História é condicionante do aprofundamento de alguns conteúdos programáticos, no entanto, considera-se que uma abordagem transversal e integrada nos projetos de turma permite colmatar lacunas. O desenho da atividade tem em consideração a importância do desenvolvimento de competências digitais, as Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas e as competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e tem como objetivos principais: i) o desenvolvimento de uma consciência histórica, ii) o desenvolvimento de competências na área do pensamento crítico e argumentativo, iii) o exercício de uma cidadania humanista, ativa e participativa na sociedade. Esta abordagem possibilita uma participação dinâmica dos alunos, enquanto sujeitos ativos na (re)construção do conhecimento.  

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

Pereira, M. P. (2022). O ensino-aprendizagem da Participação Portuguesa na I Guerra Mundial nas disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 4. https://doi.org/10.21814/h2d.3531

Edição

Secção

Artigos