Aprimorando a proficiência digital: Um framework inovador para a formação continuada de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.5855

Palavras-chave:

tecnologias digitais na educação, formação continuada de professores, sequências didáticas digitais, proficiência digital em educação básica

Resumo

Em um contexto onde as tecnologias digitais permeiam cada vez mais a sociedade, a educação enfrenta o desafio de integrar efetivamente essas ferramentas nas práticas pedagógicas. Apesar dos avanços na infraestrutura tecnológica das escolas, a pesquisa TIC Educação 2022 revela que 31% dos professores da educação básica brasileira apresentam baixa proficiência digital, evidenciando uma lacuna significativa na capacitação docente para o uso criativo e inovador das tecnologias em sala de aula. Este artigo, oriundo de uma tese de doutorado, propõe um framework inovador visando aprimorar a formação continuada dos professores na educação básica brasileira através da integração de tecnologias digitais. Focando na melhoria da proficiência digital dos educadores, o estudo delineia dimensões dessa proficiência, desenvolve e implementa o framework, e avalia sua eficácia utilizando uma metodologia de pesquisa-ação. Apesar de enfrentar resistências iniciais de alguns professores às novas tecnologias, os resultados demonstram contribuições significativas para a integração tecnológica na educação, sugerindo a expansão do framework para outras áreas curriculares e a análise de seu impacto a longo prazo. Este trabalho sublinha a importância crítica dos educadores na mediação das tecnologias digitais, oferecendo um modelo eficaz para promover um ensino inovador e uma aprendizagem envolvente, alinhados às demandas do século XXI.

 

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Publicado

25-07-2024

Como Citar

Arantes, S., Mól, A. C. ., & Carvalho, P. V. . (2024). Aprimorando a proficiência digital: Um framework inovador para a formação continuada de professores da educação básica. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 5. https://doi.org/10.21814/h2d.5855

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Artigos