Autopublicação: o autor como editor no novo mundo editorial

Autores

  • Marta Morgado Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.3676

Palavras-chave:

edição de autor, autopublicação, mercado editorial, autores, editor

Resumo

A autopublicação tem uma má reputação no mundo literário e editorial, mas tem crescido cada vez mais durante a era da Internet. Desde a invenção da imprensa que a edição de autor se desenvolveu, mudando a forma como vemos um autor e um editor. As responsabilidades e tarefas de ambos começaram a fundir-se. Este artigo explica o que é a autopublicação e os vários tipos que existem; o porquê dos autores recorrerem a ela;  finalizando com os papéis que o autor começou a ter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mendes, R. C.. (2016). Como Publicar o Seu Livro: O Mundo Editorial por Dentro e por Fora. Bertrand.

Barber, R. (2016, 21 março). For me, traditional publishing means poverty. But self-publish? No way. The Guardian. https://www.theguardian.com/books/booksblog/2016/mar/21/for-me-traditional-publishing-means-poverty-but-self-publish-no-way

Bailey Jr., H. S. (1990). The art and science of book publishing. Ohio University Press.

Furtado, J. A. (2012). Chegámos ao mundo em que todos podemos ser autores. Fundação Francisco Manuel Dos Santos XXI, Ter Opinião, 1. https://www.ffms.pt/artigo/397/chegamos-ao-mundo-em-que-todos-podemos-ser-autores

Lee & Low Books. (2020, 28 de janeiro). Where Is the Diversity in Publishing? The 2019 Diversity Baseline Survey Results. https://blog.leeandlow.com/2020/01/28/2019diversitybaselinesurvey/

Pequenino, K. (2020, 6 de Julho). Para sobreviver no mundo da autopublicação é preciso ser autor, empresário, influenciador e vendedor. Público. https://www.publico.pt/2020/07/26/culturaipsilon/noticia/sobreviver-mundo-autopublicacao-preciso-autor-empresario-influenciador-vendedor-1924762

Side, D. (2020). A representatividade na literatura. Darkside. https://darkside.blog.br/a-representatividade-na-literatura

StackCommerce. (2021, 4 de Fevereiro). Publishing is a $26 billion industry, with self-publishing growing as a popular side hustle. Financial Post. https://financialpost.com/personal-finance/business-essentials/publishing-is-a-26-billion-industry-with-self-publishing-growing-as-a-popular-side-hustle

Rücker Brust, F. (2014). A prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicação [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/918

Stock, R. (2005). The insider’s guide to getting your book published. Crimson Publishing.

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Morgado, M. (2021). Autopublicação: o autor como editor no novo mundo editorial . H2D|Revista De Humanidades Digitais, 3(2). https://doi.org/10.21814/h2d.3676