Game on: a contribuição dos jogos digitais para os letramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.3692

Palavras-chave:

jogos digitais, letramentos, língua estrangeira

Resumo

Com o avanço contínuo da tecnologia, cada vez mais, dispositivos inteligentes e aplicativos de mídia social fazem parte das diferentes situações sociais. Nesse cenário, este artigo tem por objetivo problematizar o uso dos jogos digitais na prática educacional. Para tanto, faremos uma retomada teórica dos estudos sobre o tema e, a partir dessas ideias, analisaremos a contribuição do jogo Scribblenauts Unlimited no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. O percurso de reflexão tem como ancoragem epistemológica a perspectiva dos estudos sobre Letramento (Cope & Kalantzis (2009), o uso dos jogos digitais na educação (Gee, 2007, 2009 e Wastiau, 2009) e o ensino de Língua Estrangeira (Krashen, 2002). Os resultados da análise, de caráter qualitativo-interpretativista, apontam que os jogos digitais podem se constituir em ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de LE, pois mobilizam práticas situadas de letramento em ambiente virtual. Os resultados explicitam o potencial do jogo para promover interações com a máquina e com o grupo de jogadores, o que contribui para a ampliação do conhecimento linguístico, além de favorecer a linguagem oral, a leitura e a escrita, em menor grau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba

 

         

Referências

th Cell. (2012). Scribblenauts Unlimited [Videojogo]. Warner Bros. Interactive Entertainment.

Black, R., & Steinkuehler, C. (2009). Literacy in virtual worlds. In L. Christenbury, B., & P. Smagorinsky (Eds.), Handbook of adolescent literacy research (pp. 271-286). Guilford.

Conati, C. (2002).Probabilistic assessment of user’s emotions in educational games. Applied Artificial Intelligence, 16(7-8), 555-575.

Connolly, T., Boyle, E., MacArthur, E., Hainey, T., & Boyle, J. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, 59(2), 661-686.

Coracini, M. (2005). Concepções de leitura na (pós) modernidade. In R. Lima (Ed.), Leituras: Múltiplos olhares. Mercado das Letras.

Cope, B., & Kalantzis, M. (2000). Designs for social futures. In B. Cope, & M. Kalantzis (Eds.), Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Routledge.

Cope, B., & Kalantzis, M. (2009). Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, 4(3), 164-195.

Dehaan, J. (2008). Video games and second language acquisition: The effect of interactivity with a rhythm video game on second language vocabulary recall, cognitive load, and telepresence [Dissertação de doutoramento, Universidade de Nova Iorque]. ProQuest Dissertations Publishing. https://www.proquest.com/docview/304526161

Dehaan, J. (2011). Teaching and learning English through digital game projects. Digital Culture & Education, 3(1), 3-29.

Denis, G., & Jouvelot, P. (2005). Motivation-driven educational game design: applying best practices to music education. In N. Lee (Ed.), Proceedings of the 2005 ACM SIGCHI International Conference on Advances in computer entertainment technology (pp. 462-465). ACM. https://doi.org/10.1145/1178477.1178581

Dondlinger, M. (2007). Educational video game design: A review of the literature. Journal of applied educational technology, 4(1), 21-31. https://www.researchgate.net/publication/238444705_Educational_Video_Game_Design_A_Review_of_the_Literature

Gee, J. (2007). What video games have to teach us about literacy and learning (2.ª ed.). Palgrave Macmillan.

Gee, J. (2009). Deep learning properties of good digital games: How far can they go? In U. Ritterfeld, M. J. Cody, & P. Vorderer (Eds.), Serious games: Mechanisms and effects (pp. 48-62). Routledge.

Gopin, E. (2014). Finding and evaluating great educational games. In Z. Yang, H. H. Yang, D. Wu, & S. Liu (Eds.), Transforming K-12 classrooms with digital technology (pp. 83-97). IGI Global.

Gros, B. (2007). Digital games in education: The design of games-based learning environments. Journal of Research on Technology in Education, 40(1), 23-38. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ826060.pdf

Jenson, J., & De Castell, S. (2004). Fair Play: Gender, digital gaming and educational disadvantage. In K. Morgan, C.A. Brebbia, J. Sanchez, & A. Voiskounsky (Eds.), Human perspectives in the internet society: Culture, psychology and gender (pp. 227-234). WIT Press. https://www.witpress.com/Secure/elibrary/papers/CI04/CI04024FU.pdf

Kalantzis, M., & Cope, B. (2012). Literacies. Cambridge University Press.

Kalantzis, M., Cope, B., & Pinheiro, P. (2020). Letramentos. Editora Unicamp.

Kleiman, A., & Sito, L. (2016). Multiletramentos, interdições e marginalidades. In A. B. Kleiman, & J. A. Assis (Eds.), Significados e ressignificações do letramento: Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Mercado das Letras.

Krashen, S. (2002). Second language acquisition and second language learning (ed. digital). Pergamon. http://www.sdkrashen.com/content/books/sl_acquisition_and_learning.pdf.

Leffa, V., Bohn, H., Damasceno, V., & Marzari, G. (2012). Quando jogar é aprender: O videogame na sala de aula. Revista de Estudos da Linguagem, 20(1), 209-230.

Linehan, C., Kirman, B., Lawson, S., & Chan, G. (2011). Practical, appropriate, empirically-validated guidelines for designing educational games. In D. Tan, G. Fitzpatrick, C. Gutwin, B. Begole, & W. A. Kellogg (Eds.), Proceedings of the SIGCHI conference on human factors in computing systems (pp. 1979-1988). https://doi.org/10.1145/1978942.1979229 ACM.

Mackey, M. (2007). Gaming Stances and Strategies: hybrids, opportunists, and cross-fertilizations. Loading,1(1). https://journals.sfu.ca/loading/index.php/loading/article/view/15/0

Meneses, G. (2015). Videogame é droga? Controvérsias em torno da dependência de jogos eletrônicos [Tese de mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-11062015-155920

Mitchell, A., & Savill-Smith, C. (2004). The use of computer and video games for learning: A review of the literature. Learning and Skills Development Agency. https://dera.ioe.ac.uk/5270/7/041529_Redacted.pdf

Moita Lopes, L. P. (Ed.). (2006). Por uma linguística aplicada indisciplinar. Parábola Editorial.

Rankin, Y., Gold, R., & Gooch, B. (2006). 3D roleplaying games as language learning tools. In J. Brown, & W. Hansmann (Eds.), EG Education Papers (pp. 33-38). The Eurographics Association. https://doi.org/10.2312/eged.20061005

Reinders, H., & Wattana, S. (2015). Affect and willingness to communicate in digital game-based learning. ReCALL, 27(1), 38-57. https://doi.org/10.1017/S0958344014000226

Remenche, M., & Oliveira, M. (2019). Leitura e escrita em fanfic: Deslocamentos do leitor ao jogador. Revista Desenredo, 15(2). 213-229. https://doi.org/10.5335/rdes.v15i2.8887

Retratos da Leitura no Brasil. (2021). (5.ª ed.). Instituto Pro-livro. http:// http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php

Rojo, R., & Melo, R. (2017). Letramentos contemporâneos e a arquitetônica Bakhtiniana. DELTA, 33(4), 1271-1289. https://doi.org/10.1590/0102-445057781725543649

Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão. Contraponto.

So, H., & Seo, M. (2018). A systematic literature review of game-based learning and gamification research in Asia. Routledge Handbooks Online. https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/30192

Steinkuehler, C. (2006). Massively multiplayer online video gaming as participation in a discourse. Mind, Culture, and Activity, 13(1), 38-52. https://doi.org/10.1207/s15327884mca1301_4

Steinkuehler, C. (2007). Massively multiplayer online gaming as a constellation of literacy practices. eLearning and Digital Media, 4(3), 297-318. https://doi.org/10.2304%2Felea.2007.4.3.297

Steinkuehler, C. (2008). Cognition and literacy in massively multiplayer online games. In J. Coiro, M. Knobel, C. Lankshear, & D. J. Leu (Eds.), Handbook of research on new literacies (pp. 611-634). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781410618894

Wastiau, P., & Kearney, C. (2009). How are digital games used in schools? Evaluation. European Schoolnet. http://games.eun.org/upload/gis-full_report_en.pdf

Whitton, N. (2010). Learning with digital games: A practical guide to engaging students in higher education. Routledge. https://academy.schooleducationgateway.eu/documents/1508261/0/learning+with+digital+games+pdf/5313a968-29e2-4410-956d-f3a0fb835bb0

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Vogelmann, T., Rossi Remenche, M. de L., & Silveira, A. P. (2021). Game on: a contribuição dos jogos digitais para os letramentos . H2D|Revista De Humanidades Digitais, 3(2). https://doi.org/10.21814/h2d.3692