LyricLearn: um novo recurso para a aprendizagem de línguas

Autores

  • Hugo Sousa Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.4215

Palavras-chave:

aprendizagem de línguas, música, legendagem, tradução, website

Resumo

O LyricLearn é uma ferramenta de aprendizagem da língua inglesa direcionada a estudantes portugueses. Este recurso parte da potencialidade da música para cativar os alunos e motivá-los a aprender a língua. O site explora duas dinâmicas de aprendizagem diferentes: a aprendizagem implícita e explícita. A aprendizagem implícita ocorre à medida que o aluno ouve canções inglesas e simultaneamente lê as legendas em inglês e português correspondentes. A aprendizagem explícita ocorre através de atividades didáticas que permitem pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao ver os videoclipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alizadeh, M. (2016). The Impact of Motivation on English Language Learning. International Journal of Research, 1, 11-15. http://ijreeonline.com/article-1-23-en.pdf

Alnuzaili, E. S., & Uddin, N. (2020). Dealing with Anxiety in Foreign Language Learning Classroom. Journal of Language Teaching and Research, 11(2), 269. https://doi.org/10.17507/jltr.1102.15 DOI: https://doi.org/10.17507/jltr.1102.15

Horwitz, E. K., Horwitz, M. B., & Cope, J. (1986). Foreign Language Classroom Anxiety. The Modern Language Journal, 70(2), 125-132. https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1986.tb05256.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1986.tb05256.x

Krashen, S. (1995). The pleasure hypothesis. Em Georgetown University Round Table on Languages and Linguistics (GURT) 1994: Educational Linguistics, Cross-Cultural Communication, and Global Interdependence (pp. 299-322). Georgetown University Press.

LeBlanc, V. R. (2009). The Effects of Acute Stress on Performance: Implications for Health Professions Education. Academic Medicine, 84(Supplement), S25-S33. https://doi.org/10.1097/acm.0b013e3181b37b8f DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e3181b37b8f

Lunin, M., & Minaeva, L. (2015). Translated Subtitles Language Learning Method: A New Practical Approach to Teaching English. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 199, 268-275. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.516 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.516

MacIntyre, P., & Gregersen, T. (2012). Emotions that facilitate language learning: The positive-broadening power of the imagination. Studies in Second Language Learning and Teaching, 2(2), 193. https://doi.org/10.14746/ssllt.2012.2.2.4 DOI: https://doi.org/10.14746/ssllt.2012.2.2.4

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Sousa, H. (2022). LyricLearn: um novo recurso para a aprendizagem de línguas. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 4. https://doi.org/10.21814/h2d.4215

Edição

Secção

Artigos