Percursos metodológicos digitais aplicados na educação literária
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2546Palavras-chave:
educação literária, 3.º ciclo do ensino básico, interface digital, pré-leituraResumo
De forma a melhorar e a ajudar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico na interpretação dos textos literários no Novo Programa e Metas Curriculares do Português, no domínio da Educação Literária, foi desenvolvida uma interface digital, constituída por dois percursos metodológicos digitais que auxiliam a análise de textos no período de pré-leitura. O primeiro percurso foca-se na escolha do livro opcional de leitura por parte do aluno, por um método de atividades de ligação, centrado na leitura e na conotação sentimental das sinopses e títulos das obras. O segundo percurso foca-se em ajudar na realização de uma atividade de análise de um excerto e consequente título, mediante a criação de nuvens de palavras. Esta interface digital ajuda os alunos na preparação do exame nacional do 9.º ano, como também na interpretação das obras e no incentivo à leitura através de um processo diversificado.
Downloads
Referências
Bahia, S. & Trindade, J.(2010).O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos. Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), 96-110. https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/128
Costa, F. (2007). Tecnologias Educativas: Análise das dissertações de Mestrado realizadas em Portugal. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, 7-24. http://hdl.handle.net/10451/7006
Este é o melhor sistema de ensino do mundo e nós fazemos tudo ao contrário. (2016, 11 de abril). Consultado em https://ptjornal.com/melhor-sistema-ensino-do-mundo-nos-fazemos-tudo-ao-contrario-67367
Indalécio, A. B. (2016, 25 de abril). Genially: crie recursos educativos e interativos fantásticos em poucos cliques! Mundo Nativo Digital. https://mundonativodigital.com/2016/04/25/genially-crie-recursos-educativos-e-interativos-fantasticos-em-poucos-cliques/
Mercado, L. P. L. (2002). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. UFAL.
Oliveira, M. & Dalmas, J. C. (2002). Tecnologia, Inovação e Educação: Uma Análise Reflexiva. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, (10)1, https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1852/1616
Selak, B. (2011, 20 de outubro). Tagul. [PowerPoint Slides]. SlideShare. https://www.slideshare.net/billselak/tagul-9799582
Smith, B. (2015, 10, de outubro). Tagul - Cool Tool. [PowerPoint Slides]. SlideShare. https://www.slideshare.net/blsmit11/tagul-cool-tool
Tecedeiro, H. (2018, 22 de março). O segredo da Finlândia é todas as escolas serem igualmente boas. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/mundo/o-segredo-da-finlandia-e-todas-as-escolas-serem-igualmente-boas-9204954.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 H2D|Revista de Humanidades Digitais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.