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Figuras do imaginário pós-humano na obra de Gonçalo M. Tavares

Autores

  • Pedro Luís Corga Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2467

Palavras-chave:

pós-humano, tecnologia, máquina, literatura, natureza, cultura

Resumo

A literatura de Gonçalo M. Tavares debruça-se sobre questões essenciais da vivência humana na contemporaneidade, os medos, angústias, motivações e a relação destas com um mundo dominado pela constante mudança, pela incerteza, pela ambiguidade e o paradoxo. Na sua escrita o autor chama a si aquilo que apelida de responsabilidade literária e moral do escritor neste início de século XXI, o dever de estar atento ao mundo que o rodeia e de o levar a sério, questionando, refletindo e provocando nos leitores inquietação perante questões fundamentais como o destino do ser humano no mundo tecnológico e globalizado do século XXI, a sua relação com a tecnologia, a ciência e as implicações na relação que mantém com o mundo natural. Esta artigo pretende, assim, encetar uma breve reflexão sobre as características mais marcantes da poética de Gonçalo M. Tavares à luz do conceito do pós-humano, através da leitura das suas obras mais marcantes. As obras pertences à tetralogia O reino e títulos como Uma Viagem à Índia, Atlas do Corpo e da ImaginaçãoBreves Notas sobre Ciência, farão parte desta nossa leitura pós-humana do universo literário de Gonçalo M. Tavares.

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Publicado

2021-05-04

Versões

Como Citar

Corga, P. L. (2021). Figuras do imaginário pós-humano na obra de Gonçalo M. Tavares. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(2), 151–163. https://doi.org/10.21814/2i.2467