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Liberdade e determinismo Pós-Humano

A tortuosa estética de ORLAN

Autores

  • Guilherme Massara Rocha Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-3155-5725
  • Vanessa Guimarães da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.2669

Palavras-chave:

ORLAN, corpo, pós-humanidade, estética, política.

Resumo

O presente artigo examina processos, circunstâncias e contextos da obra da artista francesa contemporânea ORLAN. Privilegia-se aqui a hipótese de tratar-se de uma estética que se desenvolve a partir de matrizes convergentes com aquelas que forjam substancialmente o discurso pós-humanístico. Matrizes que, por um lado, se divorciam da normatividade em jogo na moralidade racional pós-humanística, mas que paradoxalmente a ela parecem se subordinar.  Buscaremos compreender em que medida a força emancipatória de uma obra que critica as normas de gênero e identidade formais e estéticas se conecta, num certo momento, a um ideal edênico de pureza da corporeidade abstrata e bem-aventurada.

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-04

Versões

Como Citar

Rocha, G. M., & da Silva, V. G. (2021). Liberdade e determinismo Pós-Humano: A tortuosa estética de ORLAN. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(2), 51–65. https://doi.org/10.21814/2i.2669