Mulheres escritoras em diferentes esferas discursivas

Análise sobre o olhar do outro por meio da câmera e sobre a autorrepresentação realizada pela escrita

Autores

  • Nathalia Freire de Oliveira Barbosa Graduada em Comunicação Social na UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3362

Palavras-chave:

fotografia, literatura, representação, autorrepresentação, mulheres

Resumo

Pensando no papel da fotografia na construção e reforço de múltiplos discursos, este artigo busca expandir a análise de Walter Benjamin em Pequena história da fotografia sobre a foto de atelier do escritor Franz Kafka.

A consideração sobre o olhar triste e desolado de Kafka contrastando com o cenário planejado, para proporcionar uma imagem de aura luxuosa e enfeitada, trouxe um questionamento ampliado que este artigo busca responder: analisando pessoas que escreveram sobre si mesmas, quais são os pontos de contato e de divergência entre autorrepresentação por meio da escrita e pelo olhar dos outros por meio da câmera e das fotografias?

Por ser de caráter ainda obscuro, o foco da investigação são autoras de diferentes épocas com estilos distintos entre si: Anne Frank e suas fotografias familiares, Sylvia Plath e o estabelecimento de um ideal feminino por meio das aparências e, por fim, a artista punk Patti Smith e os Estados Unidos como cenário mutável e de “refugo”. Para discorrer sobre os relatos dessas mulheres sobre si mesmas e suas imagens estabelecidas na história, este artigo recorre aos ensaios de Susan Sontag, relacionando fotografia, contexto histórico e literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benjamin, W. (2012). História da fotografia. In Obras escolhidas vol. 1: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura (pp. 91–107). São Paulo: Editora Brasiliense.

Frank, A. (2016). O Diário de Anne Frank (trad. Alves Calado). Rio de Janeiro: Record.

Plath, S. (2017). Os diários de Sylvia Plath: 1950-1962 (trad. Celso Nogueira). Rio de Janeiro: Biblioteca Azul.

_____ (2019). A redoma de vidro (trad. Chico Mattoso). Rio de Janeiro: Biblioteca Azul.

Smith, P. (2010). Só garotos (trad. Alexandre Barbosa de Souza). São Paulo: Companhia das Letras.

Sontag, S. (2004). Sobre fotografia (trad. Rubens Figueiredo). São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Freire de Oliveira Barbosa, N. . (2021). Mulheres escritoras em diferentes esferas discursivas: Análise sobre o olhar do outro por meio da câmera e sobre a autorrepresentação realizada pela escrita. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 3(4), 121–131. https://doi.org/10.21814/2i.3362