'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil

Uma história literária da fotografia

Autores

  • Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani Instituto Federal de Brasília e Universidade de Brasília
  • Amanda Karen de Oliveira Araujo Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3438

Palavras-chave:

literatura, fotografia, O pintor de retratos, fotoliteratura, história da fotografia

Resumo

Neste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arbex, M. (org.). (2006). Poéticas do visível: uma breve introdução. In Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em Letras: estudos literários. Faculdade de Letras: Ed. UFMG.

Assis Brasil, L. A. de. (2002). O Pintor de Retratos. 4.º ed. Porto Alegre: L&PM.

Barthes, R. (1984). A câmara clara: Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Benjamin, W. (1987). Pequena história da fotografia. In Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, volume 1. Tradução Paulo Rouanet, 3.ª edição. São Paulo: Brasiliense.

Chiarelli, T. (2005). História da arte, história da fotografia no Brasil século XIX: algumas considerações. In ARS, São Paulo, 3(6).

Fabris, A. (org.). (1991). A invenção da Fotografia: Repercussões sociais. In Fotografia: Usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Fabris, A. (2001, julho/dezembro). A sombra de Nadar. In Alea: Estudos Neolatinos. Programa de Pós-Graduação em Letras neolatinas/Faculdade de Letras. UFRJ, Rio de Janeiro, 4(1).

Kossoy, B. (2014). Fotografia & História. 5.ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial.

Montier, J-P., Louvel, L., Méaux, D., Ortel, Ph. (dirs.) (2008). Littérature et Photographie. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.

Montier, J-P. (dir.) (2015). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.

Ortel, Ph. (2002). La Littérature à l’ère de la Photographie: Enquête sur une révolution invisible. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon.

Pommier, É. (2007). Introdução: Retratar. In Basílio, K., Torres, M., Morão, P., Amado, T. (orgs.), Concerto das Artes (pp. 165–185). Porto: Campo das Letras.

Schwarcz, L. M. (2014). Lendo e agenciando imagens: O rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia & Antropologia, 4(2).

Silva, C. G. (2013, julho). O papel da fotografia no romance O Pintor de Retratos, de Luiz Antonio Assis Brasil. Revista-Valise, Porto Alegre, 3(5), ano 3.

Sontag, S. (2003). Diante da dor dos outros. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras.

_____ (2004) Sobre Fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras.

Vieira, M. P. (2017). Écfrase arquitetônica: Um modelo interpretativo. In Revista Aletria, Belo Horizonte, 27(2).

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Estanislau de Ataíde Mantovani, J., & de Oliveira Araujo , A. K. . (2021). ’O Pintor de Retratos’, de Assis Brasil: Uma história literária da fotografia . Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 3(4), 91–101. https://doi.org/10.21814/2i.3438