Partilhar a ausência

Perspectiva e comunidade na série fotográfica 'Ausencias', de Gustavo Germano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/2i.3445

Palavras-chave:

Perspectiva, Fotografia, Montagem, Comum

Resumo

Este ensaio se debruça sobre a série de fotografias Ausencias do argentino radicado na Catalunha Gustavo Germano. Através de uma preocupação em relação ao suporte da fotografia e o processo de montagem, o texto busca estabelecer algumas relações da série fotográfica com a problemática da percepção estética, baseado em alguns apontamentos de David Lapoujade quanto às possibilidades da recepção das fotografias se configurar como uma participação ou uma transferência de ponto de vista. Do mesmo modo, o ensaio busca analisar as fotografias como modos de desautomatização do olhar e de saída de um efeito “anestético” da arte e da percepção como notado por Susan Buck-Morss. O ensaio ainda busca demonstrar o uso da “face” como meio de identificação na série fotográfica, entendendo-a como uma espécie de comunicação pré-linguística que busca ultrapassar a diferença com o outro sem apaga-la por completo. Deste modo, o gesto fotográfico de Germano dá esteio para imaginar uma expansão do ponto de vista do desaparecimento para além do cerco familiar ou da esfera pública das políticas de memória, colocando em cena uma arte do Comum, saindo da dicotomia público-privada para adentrar uma partilha sul-americana do passado.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

de Miranda, G. (2021). Partilhar a ausência: Perspectiva e comunidade na série fotográfica ’Ausencias’, de Gustavo Germano. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 3(4), 61–75. https://doi.org/10.21814/2i.3445