Salette Tavares: musicalidade e visualidade das palavras no espaço-tempo
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.4868Palavras-chave:
Salette Tavares, Poesia, Sons, Imagens, Experiência estéticaResumo
Na continuidade de estudos versando entre palavras, sons e imagens nos anos 1960 e 1970 e sobre experimentalismos no panorama musical português, propõe-se uma leitura de obras específicas de Salette Tavares em diálogo com outros ‘experimentadores artísticos’: Jorge Peixinho, Ana Hatherly ou Anna Maria Maiolino. Vai-se, pois, ao encontro do conceito formulado por José Ernesto de Sousa de ‘operadores estéticos’ (1969) e pensando as afinidades entre linguagens demonstrativas de solidez identitária. Salette Tavares participou no Concerto e Audição Pictórica (1965) ação determinante no panorama português. A articulação entre as imagens dos sons/escrita das palavras propagou atos que se repercutem nos públicos. As palavras são imagens que são sons que são atos coreográficos. E o reverso é permutável, pois a Arte é um jogo – Schiller e Gadamer dixit. No universo estético da poeta-visual-esteta identificam-se propostas notações/sons, sugerem-se composições verbivocovisuais, reflete-se acerca da configuração viso-sígnica destas escritas/sonoridades/movimentações reificadas, potencialmente música intuitiva, dinamismos mentais e admitindo a dimensão háptica que as perpassa. Olhar/ler/ouvir proporciona vivências de completude, convoca presenças e fruições. A obra de Salette Tavares propicia experiências estéticas de desocultamento, evidenciando sinais de plenitude, contribuindo para vivências estéticas educacionais, quiçá ‘desinteressadas’, parafraseando Kant.
Downloads
Referências
Cage, J. (2011). Silence: Lectures and writings. Middletown, Connecticut: Wesleyan Univ. Press.
Dufrenne, M. (1992). Phénoménologie de la Perceptions Esthétique. Paris: PUF.
Eco, U. (1989). Arte e beleza na Estética medieval. Lisboa: Ed. Presença.
_____ (1991). Obra Aberta. São Paulo: Martins Fontes.
Fernandes, M.J. (2018). O Encontro entre a poesia e as artes visuais – Poesia experimental portuguesa 1964-1974. Lisboa: Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35098
Gadamer, H-G. (2006). Verité et Méthode (1986). Paris: Du Seuil.
Galvão, M. D. (2019). Biografia de Salette Tavares. https://gulbenkian.pt/historia-das-exposicoes/exhibitions/1315/
Gastão, A. M. (2003). Entrevista “Ana Hatherly: meditações sobre a escrita e o ato criador”. Agulha – revista de Cultura # 35 – Fortaleza/São Paulo: agosto 2003.
_____ (2017). “As Tisanas de Ana Hatherly – auto-retrato de um samurai ocidental”. Plural, Puriel. [S.l.], n. 16, sep. 2017. https://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/download/83/70/
Goodman, N. (1976). Los Lenguages del arte, aproximación a la theoría de los símbolos. Barcelona: Ed. Seix Barral.
Hatherly, A. (1975). A reinvenção da leitura. Lisboa: Futura.
_____ (1979). Desenhoespaço. Porto: Galeria Alvarez. Outubro-Novembro.
_____ (1995). Casa das Musas. Lisboa: Editorial Estampa.
_____ (2006). 463 tisanas. Lisboa: Quimera Ed.
Ingarden, R. (1989). Qu’est-ce qu’une œuvre musicale? Paris: C. Bourgois.
Lambert, M.F. (1997). Fundamentos filosóficos da Estética em Almada Negreiros. Vol. 2. Braga: Universidade Católica Portuguesa.
_____ (2006). “Ana Hatherly: 1 poética, 1 imagética”. Espacio/Espaço Escrito – revista em duas línguas. Madrid.
_____ (2010). “Anna Maria Maiolino”. Order and Subjectivity. Cyprus: Pharos Art Foundation.
Lambert, F. e Fernandes, J. (2001). Porto 60-70: os Artistas e a Cidade. Porto: ASA/ Serralves.
Melo e Castro, E. M. de (1977). In-Novar. Porto: Plátano Ed.
Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la Perception. Paris: Gallimard.
Moles, A. (1969). Teoria da Informação e percepção estética. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro.
Nattiez, J. J. (1993). Le combat de Chronos et d’Orphée: Essais. Paris: C. Bourgois.
Negreiros, A. (1982). VER. Lisboa: Arcádia.
Palma, A. (2022). “Aranhas e suas Teias: Alguns (Des)Fios sobre Ana Hatherly e Salette Tavares”. Revista Barroco Digital nº2. www. revista barroco.com.br.
Paz, O. (1993). Los Hijos del Limo, México, Espasa-Calpe.
Reis, J. (2010). “Salette Tavares, Missionária do Alfabeto. Poesia Tipográfica”. Lisboa: CIEBA/Revista Estúdio A. 1, nº 1, p. 217-225. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3694
Schiller, F. (2021) Cartas sobre la educación estética del hombre (1795). Madrid: Alcantilado.
Solnitt, R. (2017). Os homens explicam tudo para mim. São Paulo. Cultrix (ebook).
Souriau, E. (1969). La Correspondance des Arts: Eléments d’Esthétique Comparée. Paris : Flammarion.
Sousa, E. de. (1998). Revolution my body. Lisboa: FCG.
Sutherland, C. (2022). “The intimate geographies of Anna Maria Maiolino”. World Art, 12:1, 25-48, DOI: 10.1080/21500894.2021.2019103
Tavares, S. (1975). “Transcrição da Carta de Salette Tavares para Ana Hatherly”. https://po-ex.net/taxonomia/transtextualidades/metatextualidades-autografas/carta-de-salette-tavares-para-ana-hatherly/
Tavares, S. (1979). “Introdução”. Catálogo da Exposição. Lisboa: Quadrum.
_____ (1989). “Algumas questões de crítica de arte e de estética na sua relação.” Colóquio-Artes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Nº 82 (setembro 1989), pp. 44-45.
_____ (2019a). IRRAR. Lisboa: Tigre de Papel.
_____ (2019b). O Kágado. Lisboa: Tigre de Papel.
_____ (2019c). Outro Outro. Lisboa: Tigre de Papel.
_____ (2022a). Obra Poética 1957-94. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda (ebook).
_____ (2022b). Sintra no Jardim de Esmeralda. Lisboa: Tigre de Papel.
Torres, R. e Silva, D. (2010). “Teoria da Informação e concepção poética em Salette Tavares”, Revista da faculdade de Ciências Humanas e Sociais, nº 7. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2824/3/240-251.pdf
Torres, R. e Ministro, B. (s.d.). “Biografia Salette Tavares”. https://po-ex.net/tag/salette-tavares/
Wittgenstein, L. (2010) Lecciones y conversaciones sobre estética, psicología y creencia religiosa, Barcelona: Paidós.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Maria de Fátima Lambert, Francisco Monteiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.