"O corpo é um objeto inteiramente desejável"
Pedagogia e poesia, em Salette Tavares
DOI:
https://doi.org/10.21814/2i.5213Palavras-chave:
Salette Tavares, Poesia Experimental Portuguesa, Educação, PerformanceResumo
11 de novembro de 1974: Salette Tavares, conhecida poeta experimental, professora, performer e artista, leva a cabo, no centro Ar.Co, em Lisboa, uma das aulas-intervenção de Sou Toura Petra. Desta, restam-nos fotografias, manuscritos contendo apontamentos de alunos e uma carta endereçada a sua filha. Partindo da análise desta performance emblemática na obra da autora, discorre-se, neste texto, acerca da sua faceta pedagógica-interventiva. Conclui-se que o pensamento desta poeta é didático, por excelência, promovendo uma ação estética pela poesia.
Downloads
Referências
Abreu, M. (1974). O senso de humor da Dra Petra [manuscrito com apontamentos da intervenção «Sou Toura Petra», de Salette Tavares]. Espólio Salette Tavares - Coleção Salette Brandão.
Bajini, I. (1994). Salette Tavares e a poesia portuguesa de vanguarda. Colóquio/Letras, (132-133), 111-122.
Bettelheim, B. (2018). A Psicanálise dos Contos de Fadas (trad. C. H. da Silva). Lisboa: Bertrand.
Boulez, P. (1963). Sonate, Que me Veux-tu? (trads. D. Noakes & P. Jacobs). Perspectives of New Music, 1(2), 32. https://doi.org/10.2307/832101
Carroll, L. (2016). Alice no País das Maravilhas (trad. M. F. Duarte). Alfragide: Leya.
Chevalier, J., & Gheerbrant, A. (2010). Dicionário dos Símbolos (trads. C. Rodriguez e A. Guerra). Lisboa: Teorema.
Ciotti, N. (2014). O Professor-performer. Natal: Editora da UFRN.
Deleuze, G. (2015). O Mistério de Ariana (trad. J. B. de Miranda). Lisboa: Vega Editora.
Desconhecido. (1975). [Que estilo é o fumo do cigarro?] [manuscrito com apontamentos da intervenção «Sou Toura Petra», de Salette Tavares]. Espólio Salette Tavares - Coleção Salette Brandão.
Dumas, C. (2016). A aventura da «Forma aberta» em Salette Tavares. Colóquio/Letras, (193), 39-45.
Dumas, C. (2022). «Esfera suspensa». Em S. Tavares, Obra poética: 1957-1994 (pp. 5-19). Lisboa: Imprensa Nacional.
Ferrando, B. (2021). La enseñanza de la performance en Valencia. Em S. G. Dias e B. Ministro (Eds.), Poesia Programa Performance: Projetos, processos e práticas em meios digitais (pp. 223-243). Porto: Publicações Fundação Fernando Pessoa. https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/10316
Kaprow, A. (1966). Assemblage, Environments, and Happenings. New York: H. N. Abrams.
Klee, F. (Ed.). (1992). The Diaries of Paul Klee 1898-1918. California: University of California Press.
Martins, M. A. (1974). Ditado [manuscrito com apontamentos da intervenção «Sou Toura Petra», de Salette Tavares]. Espólio Salette Tavares - Coleção Salette Brandão.
Melo e Castro, E. M. de (Ed.). (1980). PO.EX.80: Exposição de poesia experimental portuguesa. Lisboa: Galeria Nacional de Arte Moderna de Belém.
Oliveira, M. A. (2014). Não: Uma biografia do Ar.Co. Lisboa: Sistema Solar (Documenta).
Picazo, G. (Ed.). (1988). Estudis Escènics 29. Barcelona: Pòrtic.
Picchio, L. S. (1992). Brin-cadeiras para Salette Tavares. Em S. Tavares, Obra Poética (pp. 7-19). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Schechner, R. (1994). Ritual and Performance. Em T. Ingold (Ed.), Companion Encyclopedia of Anthropology (pp. 613-647). London; New York: Routledge.
Sendak, M. (2017). Onde Vivem os Monstros (trad. E. Ramos). Matosinhos: Kalandraka.
Tavares, S. (1948). Aproximação do Pensamento Concreto de Gabriel Marcel. Lisboa: Gráfica Boa Nova.
_____ (1965a). Forma e criação. Brotéria, 81(5), 587-606.
_____ (1965b). Forma poética e tempo. Brotéria, 81(1-2), 40-63.
_____ (1973). Os efes. Em J.-A. Marques & E. M. de Melo e Castro (Eds.), Antologia da Poesia Concreta em Portugal (pp. 122-124). Lisboa: Assírio & Alvim.
_____ (1974a). [Carta manuscrita de Salette Tavares de 11 de novembro de 1974].
_____ (1974b, fevereiro). Ana Vieira. Artes Plásticas: Revista de Artes Plásticas, (3), 12-15.
_____ (1979). [Trago a minha infância pela mão]. Em Brincar (s/p). Lisboa: Galeria Quadrum.
_____ (1980). Voz (vós?). Em E. M. de Melo e Castro (Ed.), PO.EX.80: Exposição de Poesia Experimental Portuguesa (pp. 28-30). Lisboa: Galeria Nacional de Arte Moderna de Belém.
_____ (1982). Silêncio. Em APE (Ed.), II Congresso de Escritores Portugueses (pp. 101-103). Lisboa: Dom Quixote.
_____ (1983). Menez. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
_____ (1985a). Brincando brincando: Texto teórico sobre as perspectivas da poesia visual para os anos oitenta. Em F. Aguiar & S. Pestana (Eds.), Poemografias: Perspectivas da poesia visual portuguesa (pp. 57-69). Lisboa: Ulmeiro.
_____ (1985b). Curriculum vitae. Em F. Aguiar & S. Pestana (Eds.), Poemografias: Perspectivas da poesia visual portuguesa (pp. 262-268). Lisboa: Ulmeiro.
_____ (1985c). José de Guimarães. Centro Cultural de São Lourenço.
_____ (1989). Algumas questões de crítica de arte e estética na sua relação. Colóquio/Artes, (82), 44-45.
_____ (1992). Carta a Pedro Sete. Em S. Tavares, Obra Poética 1957-1971 (pp. 167-172). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
_____ (1995). Carta de Salette Tavares para Ana Hatherly. Em S. Tavares, Poesia Gráfica (pp. 16-19). Lisboa: Casa Fernando Pessoa.
_____ (2016). Excerto de «Forma aberta». Colóquio/Letras, (193), 46-49.
_____ (2019). Irrar. Lisboa: Tigre de Papel.
_____ (2020). Lex Icon. Lisboa: Tigre de Papel.
_____ (2022a). Obra Poética 1957-1994. Lisboa: Imprensa Nacional.
_____ (2022b). Sintra no Jardim da Esmeralda. Lisboa: Tigre de Papel.
Tina. (1974). Trabalho de casa [manuscrito com apontamentos da intervenção «Sou Toura Petra», de Salette Tavares]. Espólio Salette Tavares - Coleção Salette Brandão.
Varanda, J. (1974). Cópia do ditado da amiga maluca [manuscrito com apontamentos da intervenção «Sou Toura Petra», de Salette Tavares]. Espólio Salette Tavares - Coleção Salette Brandão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Guerreiro Dias
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.