Narrativas multimodais na literatura infantil brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.4526Palavras-chave:
multimodalidade; design gráfico; ilustrações; interatividade; leitor.Resumo
Embora não seja uma criação contemporânea, há evidências, em nosso context, do crescimento de narrativas multimodais dirigidas principalmente ao público infantil brasileiro. Trata-se da oferta de narrativas que, a partir de diferentes estratégias, constroem-se não só por meio do texto literário, mas também de seu diálogo com outras linguagens, das quais destacamos aqui a ilustração e o design gráfico. Dentre tais obras, propomos a leitura de Pra lá, de Luiz Tatit (2012), Dante Onzzetti e Edith Derdyk; Era uma vez outra vez, de Edith Chacon e Priscilla Ballarin (2022); e O que é que isso é? (2020), de Alexandre Rampazo. Buscamos destacar a necessidade de uma leitura sinérgica das diferentes linguagens que compõem o objeto livro para que diferentes camadas de leitura possam ser alcançadas. Também pretendemos discutir como a leitura de obras multimodais exige um tipo diferente de leitura e leitor.
Referências
Baldry, A., & Thibault, P. J. (2005). Multimodal Transcription and Text Analysis: A Multimedia Toolkit and Coursebook with Associated On-line Course. Equinox.
Cardoso, R. (2016). Design para um mundo complexo. Ubu.
Chacon, E., & Ballarin, P. (2022). Era uma vez outra vez. Edições Barbatana.
Gibbons, A. (2012). Multimodality, Cognition and Experimental Literature. Routledge.
Hallet, W. (2018). Reading Multimodal Fiction: A Methodological Approach. Anglistik, 29(1), 25–40.
Jauss, H. R. (1994). A história da literatura como provocação à teoria literária. Translation by Sérgio Tellaroli. Ática.
Manguel, A. (1997). Uma história da leitura. Translated by Pedro Maia Soares. Companhia das Letras.
Rampazo, A. (2020). O que é que isso é? Ciranda Cultural.
Rojo, R. (2004). Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. See/CenP.
______ (2016). Linguagem: representação ou mediação? Veredas: revista de estudos linguísticos, 1 (1), pp. 41–49.
Santaella, L. (2005). Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal - aplicações na hipermídia. Iluminuras e FAPESP.
Tatit, L. & Ozzetti, D. (2012). Pra lá. Ilustrations by Edith Derdyk. Hedra Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Diana Navas Navas

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.