Narrativas multimodais na literatura infantil brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.4526

Palavras-chave:

multimodalidade; design gráfico; ilustrações; interatividade; leitor.

Resumo

Embora não seja uma criação contemporânea, há evidências, em nosso context, do crescimento de narrativas multimodais dirigidas principalmente ao público infantil brasileiro. Trata-se da oferta de narrativas que, a partir de diferentes estratégias, constroem-se não só por meio do texto literário, mas também de seu diálogo com outras linguagens, das quais destacamos aqui a ilustração e o design gráfico. Dentre tais obras, propomos a leitura de Pra lá, de Luiz Tatit (2012), Dante Onzzetti e Edith Derdyk; Era uma vez outra vez, de Edith Chacon e Priscilla Ballarin (2022); e O que é que isso é? (2020), de Alexandre Rampazo. Buscamos destacar a necessidade de uma leitura sinérgica das diferentes linguagens que compõem o objeto livro para que diferentes camadas de leitura possam ser alcançadas. Também pretendemos discutir como a leitura de obras multimodais exige um tipo diferente de leitura e leitor.

Referências

Baldry, A., & Thibault, P. J. (2005). Multimodal Transcription and Text Analysis: A Multimedia Toolkit and Coursebook with Associated On-line Course. Equinox.

Cardoso, R. (2016). Design para um mundo complexo. Ubu.

Chacon, E., & Ballarin, P. (2022). Era uma vez outra vez. Edições Barbatana.

Gibbons, A. (2012). Multimodality, Cognition and Experimental Literature. Routledge.

Hallet, W. (2018). Reading Multimodal Fiction: A Methodological Approach. Anglistik, 29(1), 25–40.

Jauss, H. R. (1994). A história da literatura como provocação à teoria literária. Translation by Sérgio Tellaroli. Ática.

Manguel, A. (1997). Uma história da leitura. Translated by Pedro Maia Soares. Companhia das Letras.

Rampazo, A. (2020). O que é que isso é? Ciranda Cultural.

Rojo, R. (2004). Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. See/CenP.

______ (2016). Linguagem: representação ou mediação? Veredas: revista de estudos linguísticos, 1 (1), pp. 41–49.

Santaella, L. (2005). Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal - aplicações na hipermídia. Iluminuras e FAPESP.

Tatit, L. & Ozzetti, D. (2012). Pra lá. Ilustrations by Edith Derdyk. Hedra Educação.

Downloads

Publicado

30-04-2023

Como Citar

Navas, D. (2023). Narrativas multimodais na literatura infantil brasileira contemporânea. Child Studies, (2), 55–68. https://doi.org/10.21814/childstudies.4526

Edição

Secção

Artigos