A promoção de estudos críticos da infância para tempos incertos
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.4734Palavras-chave:
infância, estudos críticos da infância, realidades infantis, estudos infantis descolonizadoresResumo
Este artigo toma o tema da incerteza como ponto de partida para defender estudos da criança críticos que não desejem apenas produzir conhecimento sobre crianças e infância, mas que também respondam aos apelos dos tempos de incerteza e procurem produzir conhecimento relevante para a vida das crianças. Neste seguimento, o artigo argumenta que é importante criticar e desconstruir as condições atuais da vida das crianças, mas também produzir o tipo de conhecimento que teria a capacidade de nos oferecer novos insights sobre as possibilidades de elaborar futuros alternativos para as crianças – com crianças – que abordam as incertezas e dificuldades que estão por vir. O desenvolvimento de estudos da criança críticos acabará por ajudar esta área a descolonizar-se, tornando-se mais inclusiva e democrática, além de se tornar socialmente mais relevante ao envolver-se com os diversos públicos.
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