Desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em inglês (L2) no uso da plataforma Lexia Core5 Reading: uma análise de processo a partir da teoria de sistemas dinâmicos complexos
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.4806Palavras-chave:
Consciência fonológica, Educação bilíngue, Plataformas digitais de ensino, Teoria dos Sistemas Dinâmicos ComplexosResumo
A partir de uma metodologia de análise ancorada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o presente trabalho apresenta uma análise de processo do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em língua inglesa de um aluno do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira com uma proposta bilíngue (Português-Inglês) de ensino. Visando ao desenvolvimento das habilidades fonológicas do aprendiz, a referida escola adotou a plataforma online Lexia Core5 Reading (Lemire, 2021). Para a análise longitudinal deste trabalho, foram empregados dois métodos de análise dinâmica de dados: análises de pico com simulações de Monte Carlo e Correlações Móveis. Os resultados das referidas análises demonstraram o progresso do aprendiz ao longo do período estudado, além de revelarem as tarefas que se mostraram mais dificultosas ao longo do processo.
Referências
Albano, E. C. (2001). O gesto e suas bordas: esboço da Fonologia Acústico-Articulatória para o português brasileiro. FAPESP/Mercado de Letras.
Albano, E. C. (2020). O gesto audível: fonologia como pragmática. Cortez.
Alves, U. K. (2012). O que é consciência fonológica. In R. Lamprecht (Org.), Consciência dos sons da língua - Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa (2.ª edição revista, pp. 29–41). EDIPUCRS.
Beckner, C., Ellis, N. C., Blythe, R., Holland, J., Bybee, J., Ke, J., Christiansen, M. H., Larsen-Freeman, D., Croft, W., & Schoenemann, T. (2009). Language is a complex adaptive system: Position paper. Language Learning, 59(s1), 1–26. https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2009.00533.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2009.00533.x
Browman, C., & Goldstein, L. (1992). Articulatory Phonology: An overview. Phonetica, 49(3-4), 155–180. https://doi.org/10.1159/000261913 DOI: https://doi.org/10.1159/000261913
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2017). Statistics without Maths for Psychology (7th ed.). Pearson.
De Bot, K. (2015). Rates of change: timescales in second language development. In Z. Dörnyei, P. D. MacIntyre & A. Henry (Eds.), Motivational dynamics in language learning (pp. 29–37). Multilingual Matters. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783092574-006
De Bot, K. (2017). Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: Same or different? In L. Ortega & Z. Han (Eds.), Complexity Theory and language development: In celebration of Diane Larsen-Freeman (pp. 51–58). John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.48.03deb
De Bot, K., Lowie, W., & Verspoor, M. (2007). A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language & Cognition, 10(1), 7–21. https://doi.org/10.1017/S1366728906002732 DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728906002732
Freitas, G. (2004). Sobre a consciência fonológica. In R. Lamprecht (Ed.), Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia (pp. 177–192). Artes Médicas.
Ladefoged, P., & Johnson, K. (2015). A course in Phonetics (7th ed). Cengage Learning.
Larsen-Freeman, D. (1997). Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, 18(2), 141–165. https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141 DOI: https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141
Larsen-Freeman, D. (2015). Ten 'lessons’ from Dynamic Systems Theory: What is on offer. In Z. Dörnyei, P. D. MacIntyre & A. Henry. (Eds.), Motivational dynamics in language learning (pp. 11–19). Multilingual Matters. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783092574-004
Larsen-Freeman, D. (2017). Complexity Theory: the lessons continue. In L. Ortega & Z. Han (Eds.), Complexity Theory and language development: In celebration of Diane Larsen-Freeman (pp. 11–50). John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.48.02lar
Larsen-Freeman, D. (2018). Looking ahead: future directions in, and future research into, second language acquisition. Foreign Language Annals, 51(1), 55–72. https://doi.org/10.1111/flan.12314 DOI: https://doi.org/10.1111/flan.12314
Larsen-Freeman, D., & Cameron, L. (2008). Complex systems and Applied Linguistics. Oxford University Press.
Lemire, B. (2021, 10 de janeiro). Lexia Core5 Reading. https://www.lexialearning.com
Lowie, W. (2017). Lost in state space? Methodological considerations in Complex Dynamic Theory approaches to second language development research. In L. Ortega & Z. Han (Eds.), Complexity Theory and language development: In celebration of Diane Larsen-Freeman (pp. 123–141). John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.48.07low
Lowie, W., & Verspoor, M. (2019) Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, 69(s1), 184–206. https://doi.org/10.1111/lang.12324 DOI: https://doi.org/10.1111/lang.12324
Schereschewsky, L. C. (2021). Desenvolvimento de Voice Onset Time em sistemas multilíngues (Português-L1, Inglês-L2 e Francês-L3): discussões dinâmicas a partir de diferentes metodologias de análise de processo [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Van Dijk, M., Verspoor, M., & Lowie, W. (2011). Variability and DST. In M. Verspoor, K. De Bot & W. Lowie (Eds.), A dynamic approach to second language development: Methods and techniques (pp. 55–84). John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.29.04van
Verspoor, M., & Van Dijk, M. (2011) Visualizing interaction between variables. In M. Verspoor, K. De Bot & W. Lowie (Eds.), A Dynamic approach to second language development: Methods and techniques (pp. 85–98). John Benjamins Publishing Company. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.29.05ver
Verspoor, M, De Bot, K., & Lowie, W. (2011). A dynamic approach to second language development: methods and techniques. John Benjamins Publishing Company DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.29
Verspoor, M. (2015). Initial Conditions. In Z. Dörnyei, P. D. MacIntyre & A. Henry (Eds.), Motivational dynamics in language learning (pp. 38–46). Multilingual Matters. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783092574-007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Marion Costa Cruz, Ubiratã Kickhöfel Alves
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.