Alteridade e responsabilidade leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem

Autores

  • Marco Antonio Villarta-Neder
  • Helena Maria Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.362

Palavras-chave:

Multissemiose, Videoanimação, Alteridade, Responsabilidade, Ensino-aprendizagem de língua(gens)

Resumo

Este artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixare as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual.

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Publicado

03-04-2020

Como Citar

Villarta-Neder, M. A., & Ferreira, H. M. (2020). Alteridade e responsabilidade leituras de texto multissemiótico de videoanimação como construção intersubjetiva na relação ensino-aprendizagem. Diacrítica, 34(1), 4–25. https://doi.org/10.21814/diacritica.362