A retextualização hipertextual em material didático digital para a educação àdistância
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.260Palavras-chave:
Retextualização hipertextual, Produção de Material Didático Digital, Educação a DistânciaResumo
Este artigo tem como propósito descrever o processo de retextualização hipertextual por meio do qual o material didático digital(MDD)passa antes de ser postado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA)para os cursos de Educação a Distância(EaD). O corpus de pesquisa é constituído de todas as versões escritas de 25 web aulas produzidas por uma equipe multidisciplinar do curso de Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Nomeamos o processo de retextualização hipertextual como uma atividade textual de adaptação e regularização do gênero web aula, produzido tradicionalmente no meio impresso, para o novo suporte textual (o Moodle). Em nosso estudo, vimos que a retextualização hipertextual acontece pelo acréscimo de recursos visuais, auditivos e hipertextuais; pela substituição de textos escritos por textos orais e/ou visuais; e pela reordenação estrutural dos fatores de contextualização típicos de textos didáticos. Ao final do artigo, concluímos que há uma estreita relação entre a retextualização hipertextual em MDDe a transposição didática multimodal, já que, em ambas as atividades, há um movimento de adaptações discursivas e de reelaboração da linguagem em função da esfera enunciativa do Ambiente Virtual de Aprendizagem na qual o gênero é veiculado.
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