A formação do leitor literário na infância: Inter-relação entre textualidades multimodais e recursos de interação em book apps

Autores

  • Paulo Henrique Machado
  • Maria de Lourdes Rossi Remenche

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4962

Palavras-chave:

Multimodalidade, Multiletramentos, Letramento literário, Livros digitais interativos

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito da inter-relação das textualidades multimodais e dos recursos de interação em book apps que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa duas obras finalistas do Prêmio Jabuti nos anos de 2015 e 2016 na categoria Infantil Digital, sendo uma criada exclusivamente para o meio digital, e a outra, remidiação da publicação impressa. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem e nos estudos dos multi letramentos, da leitura literária e do livro infantil digital. As análises realizadas evidenciam que os book apps selecionados não diferem tanto dos livros impressos quanto à apresentação dos textos escritos e imagéticos, assim como, na maneira como essas linguagens se inter-relacionam. Nas versões digitais, quando os textos verbo visuais atingem os limites da área da tela, agem como ocorre na página dupla do impresso, todavia, configuram-se como janelas que projetam os leitores para dentro da narrativa por meio de processos imersivos. Verificou-se que a combinação multimodal nos book apps, aliada à agentividade dos sujeitos e às potencialidades das tecnologias digitais, aciona modos diferenciados de leitura e demanda maior interatividade por parte do leitor.

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Publicado

03-04-2020

Como Citar

Machado, P. H., & Remenche, M. de L. R. (2020). A formação do leitor literário na infância: Inter-relação entre textualidades multimodais e recursos de interação em book apps. Diacrítica, 34(1), 95–121. https://doi.org/10.21814/diacritica.4962

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