Uso de corretor ortográfico em produções textuais informatizadas: Uma análise processual comparativa

Autores

  • Thalia de Oliveira Kasiorowski
  • Paula Ávila Nunes

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.327

Palavras-chave:

Corretor ortográfico, Produção textual informatizada, Educação tecnológica, Revisão textual

Resumo

Num contexto de crescente presença tecnológica em cenário educacional, o objeto recortado nesta pesquisa foi o uso que estudantes de graduação fazem do corretor ortográfico em processadores de texto. Propôs-se a calouros dos cursos de Engenharia e de Letras Português, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Brasil, a elaboração de um texto, no processador Word, tendo disponível o corretor ortográfico em modo não automático. O processo de escrita foi registrado por meio de softwaresde gravação de tela. Tomaram-se como indicadores específicos para a análise o fato de os estudantes terem corrigido as marcações da ferramenta com base nas sugestões dadas pelo corretor ou em seus conhecimentos, o número de inadequações gráficas ou sintáticas e os erros mecânicos. Constatou-se elevado grau de confiança no corretor, o que pode prejudicar, especialmente, a etapa de revisão textual. Houve, entretanto, casos de usos consideravelmente contextualizados. Em comparação, concluiu-se que o grupo de Letras se destacou por apresentar um nível de consciência maior ao usar a ferramenta. A pesquisa discute, nesse contexto, a imbricação entre linguagem e tecnologia (Cupani 2011; Feenberg 2002; Pinto 2005); as revoluções tecnolinguísticas (Auroux 1992; Coulmas 2014; Fayol 2014; Haas 1996); e a educação em ambiente tecnológico (Sibilia 2012).

Referências

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Publicado

07-04-2020

Como Citar

Kasiorowski, T. de O., & Nunes, P. Ávila. (2020). Uso de corretor ortográfico em produções textuais informatizadas: Uma análise processual comparativa. Diacrítica, 34(1), 311–335. https://doi.org/10.21814/diacritica.327