A edição da correspondência de e para Eurico Thomaz de Lima

Autores

  • Anabela Leal Barros Centro de Estudos Humanísticos, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5165

Palavras-chave:

Eurico Thomaz de Lima, Edição de correspondência, Musicologia

Resumo

Daremos conta, neste trabalho, do projeto de edição da correspondência de/para Eurico Thomaz de Lima que faz parte do espólio oferecido à Universidade do Minho. O projeto, iniciado com a fotografia das cerca de quatrocentas unidades codicológicas epistolares, tem prosseguido ao longo dos últimos quatro anos com a edição de toda a correspondência e sua reorganização, por vezes complexa, incluindo a busca de nexo entre unidades dispersas e a procura de outras extraviadas. Neste artigo fazemos o inventário da correspondência editada (em lição semidiplomática, de forma a respeitar todo o seu conteúdo e ortografia, mas oferecendo-a suficientemente à leitura) e o elenco dos numerosos correspondentes, pela voz dos quais nos chegam firmes e unânimes testemunhos do seu génio, do seu notável percurso musical, profissional, mas também familiar, existencial; debruçar-nos-emos sobre algumas particularidades da orientação parental no início da sua carreira, conforme as cartas no-la deixam conhecer, dando ainda a ver o subido conceito que da sua pessoa, trabalho docente, de direcção escolar, composição e execução faziam os seus pares, bem como outras individualidades do panorama musical, literário, artístico e cultural, em especial de Portugal e do Brasil. Estes testemunhos são, em muitos casos, belas peças poéticas e filosóficas a merecer conhecimento pelo leitor contemporâneo.

Referências

Lessa, E. (2007). Eurico Thomaz de Lima e a imprensa brasileira: um caso feliz de recepção musical. Revista Música, 12, 165–174.

Lessa, E. (2012). Música e expressão ideológica: a obra Buchenwald para piano solo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989). In M. R. Santos & E. Lessa (Eds.), Música. Discurso. Poder (pp. 57–66). Húmus / CEHUM.

Matos, V. (2020). Criação musical e paisagens sonoras: obras de Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) e Joaquim dos Santos (1936-2008). In E. Lessa, P. Moreira & R. T. de Paula (Eds.), Ouvir e escrever paisagens sonoras: abordagens teóricas e (multi)disciplinares (pp. 482–495). CEHUM / C.M. Braga.

Moreira, P. (2021). As missões culturais do Secretariado de Propaganda Nacional e o papel de Eurico Tomás de Lima (1940-41). Diacrítica, 35(2), 66–84. DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.695

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Barros, A. L. (2023). A edição da correspondência de e para Eurico Thomaz de Lima. Diacrítica, 37(1), 111–153. https://doi.org/10.21814/diacritica.5165

Edição

Secção

Artigos Temáticos