Metodologias de ensino de línguas estrangeiras em contexto de ensino remoto emergencial na (trans)formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2776

Palavras-chave:

ensino de línguas, pandemia, formação de professores, ensino remoto emergencial

Resumo

De acordo com a confluência e multiplicidade de fenômenos socioideológicos, que estão diretamente inter-relacionados a uma reflexão ininterrupta sobre o trabalho com a língua em sala de aula e o ato de (re)construir conhecimentos (Volóchinov, 2006 [1929]), buscamos conversar com o atual paradigma pandêmico. Portanto, este trabalho consiste em um relato de experiência que evidencia um locus de enunciação a partir de perspectivas vividas. O estudo tem como objetivo compartilhar experiências de formadores de professores de línguas na modalidade emergencial remota. A proposta surgiu da demanda por ações educacionais não presenciais, em função da SARS-CoV-2, na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Brasil). Quando existem mudanças de paradigmas, como a relatada, a tendência é se desesperar e esquecer o que pode ser tirado de bom dessas mudanças, que muitas vezes são “impostas” e impremeditadas. Em nosso contexto, as ações aconteceram em uma relação dialógica estabelecida por meio de plataformas como o MS Teams, o WhatsApp e a UFPR Virtual. Ao invés de trabalhos escritos elaborados individualmente e off-line, as atividades avaliativas foram substituídas por seminários e microaulas de língua estrangeira previamente gravadas pelos alunos, assim como a elaboração, de modo colaborativo, de um e-book pelo Google Docs, do Google Drive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. (2020). Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

Brasil. (2020). Resolução 43/20-CEPE. Universidade Federal do Paraná. http://www.prppg.ufpr.br/site/wp-content/uploads/2020/05/resolucao-n-43-2020-cepe.pdf.

Volóchinov, V. (Círculo de Bakhtin). (2006 [1979]). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec.

Ferramentas digitais

Google Drive (https://drive.google.com)

Google Docs (https://docs.google.com/)

MS Teams (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/free)

UFPRVirtual (https://ufprvirtual.ufpr.br/login/index.php)

WhatsApp (https://www.whatsapp.com)

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva Veloso, F., & Souza, S. (2020). Metodologias de ensino de línguas estrangeiras em contexto de ensino remoto emergencial na (trans)formação de professores. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2776