Práticas discursivas de docentes no ensino médio na esfera digital: mudanças e experiências durante a pandemia na Venezuela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/h2d.2861

Palavras-chave:

práticas discursivas, gêneros discursivos digitais, discurso pedagógico

Resumo

A situação do mundo mudou devido à experiência de uma pandemia resultante do aparecimento progressivo da doença COVID-19, que foi localizado com a primeira identificação em Wuhan, na província de Hubei (República Popular da China), e se espalhou pelos países europeus até chegar ao continente americano e fortemente a América Latina. A Venezuela é um país que não escapou dessa realidade e foi forçada a ajustar suas diferentes atividades sociais, econômicas, políticas e educacionais. No contexto educacional, foram tomadas medidas que transferiram os professores de um contexto presencial para um contexto educacional virtual, mesmo que muitas escolas possuíssem um número reduzido de artefatos tecnológicos e alguns docentes não se sentissem preparados para atuar em ambientes online e, assim, necessitaram ajustar seu discurso pedagógico a novas realidades. Portanto, houve mudanças nos sujeitos, espaços, tecnologias e práticas que não dependiam das intenções dos próprios professores, mas de uma situação mundial e dirigidas por instruções ministeriais. Este artigo apresenta um constructo teórico sobre mudanças em práticas discursivas sobre o ensino mediado por esferas digitais no contexto da pandemia, tendo como aporte a observação de mudanças realizadas no Ensino Médio venezuelano.  

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

Díaz Loyo, C. E. ., & Anecleto, Úrsula . (2020). Práticas discursivas de docentes no ensino médio na esfera digital: mudanças e experiências durante a pandemia na Venezuela. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(2). https://doi.org/10.21814/h2d.2861