Novas práticas de ensino em tempos de pandemia: tutorial de acesso a salas de aula virtuais
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.2886Palavras-chave:
eniso remoto, tecnologias para a educação, protagonismo estudantilResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um tutorial sobre o acesso à plataforma de aulas on-line Google Classroom para os estudantes do Centro Interescolar de Línguas de Recanto das Emas, uma cidade na periferia de Brasília, capital do Brasil. O objetivo do tutorial é apresentar aos estudantes, de forma lúdica e com linguagem simples, a realização do acesso à plataforma, haja vista as dificuldades relatadas pelos estudantes ao tentarem o acesso a tal mecanismo. No contexto da pandemia COVID-19, o ensino presencial nas escolas foi suspenso, dando lugar ao ensino remoto. Visto que muitos estudantes de nossa cidade vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o acesso à tecnologia é restrito, fazendo com que muitos deles tenham dificuldades operacionais ao acessarem as tecnologias no contexto de ensino remoto. A repercussão do tutorial foi muito positiva, alcançou diversas cidades e este foi apresentado pelo próprio Secretário de Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal como uma “ferramenta facilitadora do acesso”. O tutorial foi apresentado em jornais locais e em redes de televisão como uma ferramenta prática, lúdica e esclarecedora sobre como acessar a plataforma Google Classroom, possibilitando a um grande número de estudantes o acesso ao ensino remoto.
Agradecimentos:
Gostaríamos de agradecer à equipe de gestão do CEd 104 do Recanto das Emas e ao Professor Moacir Natercio Ferreira Júnior pela assistência durante o desenvolvimento deste trabalho.
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Referências
Carvalho, F.C. (2009). Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias da informação e da educação. Pearson Prentice Hall.
Moran, J.M. (2013). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Editora Papirus.
Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Quartet.
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